Cidade da Praia, 06 Jan (Inforpress) – O antigo presidente da República de Cabo Verde afirmou hoje que a desigualdade social tem estado a aumentar no arquipélago e que é necessário criar políticas públicas que combatam os factores que a ela conduzem.
Para Pedro Pires, que falava aos jornalistas durante uma conferência de imprensa para dar a conhecer o plano de comemoração do dia 20 de Janeiro, Dia dos Heróis Nacionais, as desigualdades sociais “estão a aumentar em todo o mundo e Cabo Verde não foge a regra”.
“As desigualdades existem e há que haver um esforço no sentido de travar o crescimento da desigualdade e melhorar a situação (…) afinal 45 anos depois ainda temos pobreza e ainda temos pobreza aguda. Há que trabalhar para melhorar isso”, afirmou.
Conforme referiu, ao observar o desenvolvimento das sociedades verifica-se que às vezes há regressões, ou seja, há um crescimento, depois estagnação, por vezes regressão e depois crescimento.
A seu ver, essa luta e este combate para uma sociedade mais equilibrada é um trabalho de várias gerações.
“A tarefa é de todos nós, é dos cabo-verdianos, dos seus responsáveis trabalharem para reduzir a pobreza e, sobretudo, reduzir a pobreza aguda. A construção de um país é um desafio e temos de saber que isso vai continuar a ser um desafio para as autoridades e para a vossa geração”, frisou.
AM/AA
Inforpress/Fim