Pavilhão Desportivo Vavá Duarte e Estádio Nacional preparados para retoma das actividades desportivas – IDJ

Cidade da Praia, 11 Dez (Inforpress)  – O Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ) garantiu hoje que o Pavilhão Desportivo Vavá Duarte e o Estádio Nacional já se encontram em condições para a retoma das actividades desportivas, depois de meses interditados devido à pandemia.

Para além da interdição a actividades desportivas, as duas instalações desportivas estiveram durante oito meses ao serviço da saúde pública e da Protecção Civil.

De acordo com a IDJ, os espaços das duas infra-estruturas desportivas foram “minuciosamente higienizados e desinfectados” com a “devida supervisão” das autoridades de Saúde, de forma a proporcionar segurança na retoma das actividades desportivas.

Segundo a mesma fonte, o Plano de Contingência já foi aprovado pela Direcção Nacional de Saúde (DNS), pelo que os trabalhos de sensibilização sobre os cuidados a ter na minimização da propagação da covid-19 “já estão defendidos”.

“Nomeadamente o distanciamento social, uso obrigatório de máscaras durante a permanência nos espaços físicos, lavatórios para higienização obrigatória das mãos, dispensadores de álcool gel, aparelho para medir temperatura a todos os utentes nas entradas”, lê-se na nota.

Os serviços da medicina desportiva e reabilitação fisioterapeuta, de acordo com a fonte, também já estão operacionais com redução de macas para metade (de seis para três) e todos os equipamentos aeróbios (esteiras, bicicletas) foram fixados do lado de fora, ao ar livre, e as portas laterais serão sempre abertas.

Os espaços desportivos, asseguram, estão previamente planificados para serem lavados e desinfectados antes e depois de cada uso, e ainda se prevê que os treinos sejam seguros, quando são efectuadas apenas com uma equipa e sem assistentes nas bancadas, entre outras medidas.

O IDJ garante que está a fazer de tudo para que a retoma das actividades físicas, desportivas e de recuperação física e motora seja concretizada com “total segurança”.

DM/SR//AA

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos