Paul: Santo Antão School of Agricultural Engineering’ discutido num encontro com autarcas e deputados nacionais

 

Porto Novo, 09 Ago (Inforpress) – O projecto ‘Santo Antão School of Agricultural Engineering’ (universidade agrícola), a cargo do professor universitário cabo-verdiano, António Silva, radicado em Holanda, vai estar esta quarta-feira, em discussão, no Paul, num encontro entre autarcas e deputados nacionais.

António Silva, que se encontra de visita a Santo Antão, disse esperar obter no encontro de hoje o engajamento dos municípios e dos parlamentares, com vista à concretização do projecto da criação dessa universidade, na forja há seis anos.

Este académico tem aproveitado a sua estada em Cabo Verde para “estabelecer o diálogo” com possíveis parceiros, na esperança de implementar, “a curto prazo”, o projecto ‘Santo Antão School of Agricultural Engineering’.

O professor disse ter já assegurado a parceria da Cooperação Holandesa e o apoio de colegas holandeses e cabo-verdianos na sua concretização, estando à procura do engajamento do Governo e dos municípios santantonenes para que o projecto possa ir avante.

António Silva acredita que Santo Antão necessita, “urgentemente”, de um estabelecimento de ensino superior genuinamente santantonense e, especificamente, orientado para o sector agro-pecuário.

Santo Antão tem todas as condições, tanto do ponto de vista de infra-estruturas (centro agrícola de Afonso Martinho) como de recursos humanos (alguns mestres em ciências agrárias) para receber esse estabelecimento de ensino, segundo o professor.

Alguns quadros em Sato Antão defendem, também, um ensino superior condizente à realidade desta ilha, tendo proposto já, em diversos fóruns, a criação de um instituto superior de ciências agrárias, capaz de realizar, na própria ilha, “cursos desenhados para o mundo rural”.

JM/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos