Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Paul/Pesca: Reabilitação dos arrastadores de Penedo de Janela e Fundo de Paço nos planos da edilidade paulense

Porto Novo, 22 Jun (Inforpress) – A câmara do Paul já submeteu ao programa de promoção das actividades sócio-económicas rurais (Poser), a cargo do Ministério da Agricultura e Ambiente, os projectos de reabilitação dos arrastadouros de botes de Penedo de Janela e Fundo de Paço.

Segundo a edilidade paulense, os projectos visam dinamizar a pesca no município, contribuindo para a melhoria da segurança dos botes no momento de arraste e das condições sócio-económicas dos pescadores e peixeiras, no concelho.

Além de obras nos arrastadouros, pretende-se ainda criar espaços que permitem a venda de materiais de pesca, armazenamento do pescado e melhoria do processo de tratamento do pescado, através da criação de uma bancada coberta, além da reabilitação da casa dos pescadores.

A construção de pequenos depósitos para o abrigo dos utensílios de pesca, a disponibilização de um espaço para a venda de materiais de pesca e a criação de uma unidade de frio para a conserva do pescado são outras intervenções previstas, conforme explica a câmara do Paul.

A instalação de uma unidade de frio é “uma reivindicação de longa data” dos pescadores e peixeiras do município, sobretudo, quando há excedentes de pescado, explica a mesma fonte.

A reabilitação destes espaços vai contribuir para a melhoria das condições em que laboram as peixeiras locais, através da sua formação em técnicas de manuseamento e conserva do pescado, mas também em gestão de pequenos negócios.

JM/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos