Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Paul: Jorge Carlos Fonseca desafia paulenses a reflectirem sobre futuro e a trilharem caminhos de afirmação do município

Cidade das Pombas, Paul, 13 Jun (Inforpress) – O Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, desafiou hoje os paulenses a reflectirem sobre o futuro e sobre os caminhos a trilhar rumo à afirmação do Município do Paul no espaço nacional. 

“Muito me apraz perceber que a vocação agrícola do município não ofusca outros sonhos, como se pode verificar pelo esforço de investimentos e na execução de projectos de promoção e de desenvolvimento do turismo cultural e ecológico que propicie o contacto entre a nossa gente e aqueles que, por algum momento, desfrutam da beleza da Ilha das Montanhas”, escreveu Jorge Carlos Fonseca numa mensagem endereçada aos munícipes do Paul, no dia em que o concelho festeja o seu Dia do Município e do Santo padroeiro, Santo António das Pombas. 

De acordo com a missiva enviada à Inforpress o Presidente da República frisou que “é fundamental ter em linha de conta a grande aleatoriedade das chuvas no processo de planificação do desenvolvimento e, por isso, propostas que visam a busca de alternativas são sempre bem-vindas”. 

“Naturalmente, não se trata de abandonar a agricultura, pura e simplesmente, mas de encarar o seu desenvolvimento, levando em consideração que a escassez das precipitações pluviométricas é uma constante e não um acidente”, lê-se na carta.

Jorge Carlos Fonseca redigiu ainda que a “valorização de ‘potencialidades outras’ que a agricultura é o caminho a seguir como, dolorosamente, os três anos de seca seguidos nos ensinaram”. 

“Um tal desiderato supõe, inequivocamente, a valorização de recursos endógenos, a reciclagem e a reutilização de materiais e de equipamentos traduzindo estas práticas uma vontade de conciliar a protecção do ambiente com a actividade empresarial”, salientou o Jorge Carlos Fonseca.

“A opção dos operadores económicos do concelho em priorizar a utilização dos recursos endógenos para modernizar e dinamizar a economia deste recanto, que são o município e o seu vale, obriga-nos a reconhecer o papel fulcral dos recursos locais na viabilização de projectos de reconhecido potencial para inverter a tendência da redução da população levando-a a fixar-se no concelho porque o emprego que se lhe oferece garante um certo nível de bem-estar” afirma a missiva do Presidente da Republica.

Jorge Carlos Fonseca instigou ainda as forças vivas do concelho a agirem. 

“É também fundamental que elas estabeleçam com as autoridades municipais um clima de diálogo que transforme a relação entre o Poder e o cidadão numa parceria de soma positiva alicerçada na produção conjunta de ideias e soluções, de tal forma que se assuma a gestão municipal como um assunto dos munícipes”, mostrou Jorge Carlos Fonseca. 

O Chefe de Estado diz entender que “é o grau da participação cidadã nos processos de decisão que determina o ritmo do desenvolvimento dos territórios com características económicas e demográficas idênticas às do Paul”, daí que, em seu entender, “a gestão da água bem como a escolha de infra-estruturas a priorizar são domínios em que se justifica, com alguma urgência, a auscultação das forças vivas de maneira a que o que se decide, o que se faz, esteja em sintonia com a vivência das pessoas”, frisou na missiva. 

“Acredito que, para além de congregar as energias para um desenvolvimento harmonioso e inclusivo, o poder local tem, também, o importante papel de articulação com o poder central, com vista ao acesso a meios financeiros e técnicos indispensáveis ao desenvolvimento”, salientou na missiva. 

“É esta reflexão que, nesta pequena pausa, gostaria de partilhar convosco, certo de que, no calor da festa, não obstante estar fortemente condicionada pela pandemia, também se desvendam caminhos e se construam sonhos”, finalizou Jorge Carlos Fonseca. 

LFS/HF

Inforpress/Fim 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos