Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Paul: Inaugurada reabilitação do desembarcadouro de Fundo de Paço

Cidade das Pombas, Paul, 12 Jun (Inforpress) – O desembarcadouro do Fundo de Paço, na cidade das Pombas, Paul, foi hoje inaugurado pelo ministro do Mar, Paulo Veiga, após obras de reabilitação e de adaptação às novas necessidades dos pescadores locais.

As obras de reabilitação dessa infra-estrutura de acesso ao mar, no Paul, contemplaram a construção de casas onde os pescadores passarão a fechar os seus materiais de pesca e os motores de popa poupando aos homens do mar a “massada” de terem de transportar os motores, todos os dias, para as suas casas.

O pescador António Andrade, num breve discurso duas vezes interrompido por lágrimas de emoção, manifestou a sua satisfação pela implementação dessa obra que vai beneficiar todos os pescadores dessa localidade.

Esta foi a primeira fase de um projecto maior que dotará a infra-estrutura de uma grua para levantar as embarcações e de um guincho para as arrastar, além de estruturas de frio e de produção de gelo para melhorar a capacidade de armazenamento e conservação do pescado, mas também para garantir melhor qualidade de transporte para o pescado na procura de melhores mercados.

O ministro Paulo Veiga disse na ocasião que, para o presente mandato, tem o objectivo de motorizar 100 por cento (%) das embarcações de pesca artesanal, a nível nacional, dotá-las de kits de segurança que terão coletes de segurança, very-lights, rádio VHF, GPS e reflector de radar para que os pescadores possam sair para a pesca com maior segurança.

O presidente da Câmara Municipal do Paul, António Aleixo Martins, disse aos jornalistas que a reabilitação do desembarcadouro de Fundo de Paço era uma solicitação muito antiga dos pescadores locais e destacou a “boa parceria” com o Governo de Cabo Verde, através do ministro Paulo Veiga, que permitiu que o “sonho se realizasse”.

A inauguração da reabilitação do desembarcadouro de Fundo de Paço foi uma das actividades enquadradas nas comemorações do dia do Município do Paul e do Santo padroeiro, Santo António das Pombas, que se celebra este domingo, 13.

Nesse âmbito, realizou-se hoje a sessão solene da Assembleia Municipal do Paul, comemorativa da efeméride, e o programa contempla ainda a entrada da imagem peregrina de Santo António para hoje às 17:00, a realização de prova de ‘trail’ este domingo de manhã e a missa solene em honra de Santo António, às 15:00 de domingo, no pátio da Escola Secundária António Januário Leite, na cidade das Pombas.

HF/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos