Paul/Festa de Santo António: Honremos os Santos com a nossa própria vida – bispo (c/áudio)

Cidade das Pombas, Paul, 13 Jun (Inforpress) – O bispo da Diocese de Mindelo, Dom Ildo Fortes, exortou hoje os devotos do Paul a honrarem os santos de sua devoção, no caso, Santo António das Pombas, com testemunho da própria vida.

“Não faz sentido sermos devotos e fazermos grandes festas ao santo e não querermos imitá-lo naquilo que ele teve de imitar Jesus Cristo nas virtudes humanas e nas virtudes do evangelho”, disse o prelado de Mindelo que apresentou Santo António como um homem que cultivou a santidade e foi um homem do povo”.

Segundo Dom Ildo Fortes, Santo António foi um homem muito dedicado à inteligência, que aprofundou as ciências teológicas, lia a bíblia, sabia comunicar com as pessoas e, apesar de ser ilustre e um grande doutor, nunca deixou de estar junto dos mais pequenos, dos pobres, dos que sofrem.

Por isso, disse Dom Ildo, Santo António deve ser um exemplo para as pessoas que têm responsabilidades na Igreja, nas câmaras municipais, no Governo para que possam ser gente do povo, que atende os mais necessitados.

“Que nunca nos falte a luz interior”, exortou o bispo de Mindelo, explicando que “quem tem fé está iluminado” e o apelo é no sentido de ir ao encontro do outro para o ajudar e minimizar as carências.

A festa de Santo António das Pombas 2022 foi ocasião para o encerramento do ano jubilar comemorativo dos 225 anos da criação da paróquia de Santo António das Pombas, que arrancou no ano passado, e também dos 125 anos da dedicação (inauguração) da Igreja Matriz local.

A solene concelebração eucarística contou com a participação de devotos de várias partes da ilha de Santo Antão que se deslocaram ao Paul para venerarem Santo António das Pombas e participarem das várias actividades constantes do programa comemorativo elaborado pela Câmara Municipal do Paul.

HF/JMV

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos