Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Paul: Erica Alves vence prémio literário Januário Leite

Cidade das Pombas, 10 Jun (Inforpress) — A estudante do 10º ano de escolaridade na escola secundária Januário Leite, no concelho do Paul, Erica Alves, venceu hoje a primeira edição do prémio literário Januário Leite.

Erica Alves disse aos jornalistas que ficou muito feliz por ter vencido a primeira edição do prémio literário Januário Leite que é, segundo a mesma, um reconhecimento do seu trabalho.

“Rap da Verdade” é o título do poema que, segundo a vencedora, fala da verdade da vida e aborda temas como a inclusão.

“Na altura que estava a escrever este poema, inspirei na alma das pessoas que quando estivessem a ler o poema sentissem que estava a falar a verdade”, afirmou Erica Alves.

Por sua vez a delegada do ministério da Educação no Paul, Lineth Cruz, explicou que no ano lectivo 2018/19 receberam uma visita do Professor Doutor Hilarino da Luz e, em conversa com a directora da escola secundária Januário Leite, surgiu a ideia de ter um prémio literário Januário Leite sendo ele o patrono da escola.

Lineth Cruz salientou que o concurso visou despertar nos alunos a vontade pela poesia e literatura e sendo Januário Leite natural do Paul, os alunos passaram a conhecer mais sobre a história desse poeta.

A mesma fonte frisou que ainda há a necessidade de aprofundar mais e ter mais conhecimento, não só, sobre a pessoa mas também sobre o poeta.

A nível das participações, Lineth Cruz pontuou que ficaram surpresos com o número de inscrições já que, conforme disse, não esperava tantas inscrições.

“Temos uma ideia de que os alunos não se interessem muito por literatura mas nos últimos tempos os professores têm vindo a incutir neles o gosto pelas letras e isso foi traduzido no número de alunos que participou”, finalizou a delegada do Ministério da Educação do Paul.

A escola secundária António Januário Leite comemorou hoje o dia do seu patrono com várias actividades culturais, entre as quais, a entrega do prémio de literatura.

LFS/HF

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos