Cidade da Praia, 11 Jun (Inforpress) – O Partido Popular (PP) apelou hoje ao Governo para criar condições que assegurem o transporte em segurança dos doentes da ilha do Fogo para Cidade da Praia.
O apelo foi expresso pelo membro da direcção do PP, Yuri Carvalho, no final da reunião do partido que, entre outros assuntos, abordou igualmente a questão de denegação da justiça por insuficiência dos recursos.
“O Governo tem que encontrar uma solução para o transporte seguro dos doentes da ilha do Fogo para Cidade da Praia. É inadmissível transferir doentes sem condições de segurança”, criticou Yuri Carvalho.
“Analisamos também a questão do transporte de doentes para o exterior que tem sido alvo de críticas por parte de alguns médicos”, informou Yuri Carvalho, em declarações à Inforpress.
Segundo a mesma fonte, alguns médicos têm criticado a demora na transferência dos doentes e dizem que, às vezes, os doentes “são transferidos quase a morrer para o estrangeiro”.
O porta-voz da direcção do PP sublinhou que o objectivo do partido é propor ao Governo a criação de condições adequado para o transporte “de forma confortável e segura” dentro e fora do país.
Sobre a questão de denegação de justiça aos mais necessitados, Yuri Carvalho disse que a assistência judiciária é um princípio consagrado na Constituição da República.
“Nenhum cidadão, mesmo sendo pobre, não pode ficar sem defesa por insuficiência de meios económicos”, defendeu o porta-voz da reunião da direcção do Partido Popular.
Durante a reunião, os membros do partido fizeram ainda o balanço do contacto porta-a-porta no município de São Lourenço dos Órgãos, que visou inteirar-se da situação política e social do concelho.
Yuri Carvalho disse os membros do PP constataram que as pessoas “estão frustradas” por causa das “promessas não cumpridas por parte do MpD”, partido que sustenta o Governo.
O emprego, a redução de salários e os despedimentos na Câmara Municipal de São Lourenço dos Órgãos são, entre outras, preocupações levantadas pelos munícipes, confirmou Yuri Carvalho.
JL/AA
Inforpress/Fim