Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Participantes de Portugal e Brasil vencem os três prémios do concurso “Património Habitado no Mundo Lusófono” do CIALP

Cidade da Praia, 03 Ago (Inforpress) – Os três vencedores do primeiro Concurso de Fotografia sobre o tema “Património Habitado no Mundo Lusófono” , lançado pelo Conselho Internacional dos Arquitectos de Língua Portuguesa (CIALP), são de Portugal e do Brasil.

O concurso, segundo a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que atribuiu apoio institucional, dividiu-se nas categorias estudantes de Arquitectura, Arquitectos e Público em geral dos países da comunidade.

Assim, na categoria Arquitectos, foi premiada a fotografia “Fortaleza D. Sebastião, na Ilha de Moçambique” (Arcadas das camaratas dos soldados), da autoria de Nuno Simão Gonçalves (Portugal); enquanto que na categoria Estudantes de Arquitectura, venceu a fotografia “Hotel Majestic/Casa de Cultura Mário Quintana”, da autoria de Gabriel Guerra Konrath (Brasil).

Já na categoria Público em geral, a fotografia vencedora foi “Rodando”, da autoria de António Alves Tendim (Portugal.

O concurso, segundo a CIALP, pretendeu reunir um conjunto de imagens que comuniquem as várias dimensões da cultura lusófona, “múltipla, híbrida, local” e atravessada por oceanos, de modo a construir um mosaico que ilustra a multiplicidade e extensão da cultura e património partilhados pelos países e territórios que falam e exprimem em língua portuguesa.

O júri, constituído por Gelson Bruno dos Santos Dias (Angola), Joana França (Brasil), Francisco Ricarte (Macau), Pedro Tomás (Moçambique) e Fernando Guerra, presidente do Júri (Portugal), avaliou um total de 97 candidaturas.

Trata-se de uma iniciativa enquadrada pela Comissão Temática do Ambiente, Cidades e Territórios dos Observadores Consultivos da CPLP, a qual evidenciou uma categoria “Estudantes de Arquitectura”, inserida no âmbito da participação destas Comissões Temáticas no “Ano da CPLP para a Juventude – 2019”.

PC/JMV
Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos