Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Conferência sobre Mudanças Climáticas e Desenvolvimento em África destaca necessidade de planeamento

Santa Maria,17 Set. (Inforpress) – Os participantes da 9ª Conferência sobre Mudanças Climáticas e Desenvolvimento em África que vinha decorrendo no Sal, e chegado hoje ao fim, destacam a necessidade de planeamento tanto a nível territorial como ordenamento do espaço marítimo.

Depois de três dias de intenso trabalho, alguns participantes da 9ª Conferência sobre Mudanças Climáticas e Desenvolvimento em África, que vinha decorrendo na ilha do Sal desde segunda-feira, 13, consideraram que o evento decorreu bem, tendo sido apresentados temas “importantes e com impacto directo” no dia-a-dia de todos quantos lidam com a questão das alterações climáticas.

Para uns e outros, o encontro que teve “reuniões de alto nível”, contando com a participação de ministros africanos responsáveis pelos sectores do Ambiente, Clima e Desenvolvimento Económico, foi uma oportunidade de discutir com especialistas de outros países com experiências iguais, mas também diferentes, na medida em que as alterações climáticas estão a ser sentidas em todo o mundo, por toda a população.

Segundo a presidente do conselho directivo do Instituto Nacional da Gestão do Território, Ilse Amarante, uma das necessidades, também reforçadas por diferentes oradores, prende-se com a questão do planeamento, não só a nível territorial como do ordenamento do espaço marítimo, o que para ela é também uma “necessidade urgente” em Cabo Verde.

“Nós em Cabo Verde ainda não temos um plano de ordenamento do espaço marítimo, temos a prática apenas de fazer planos territoriais, que abarcam apenas a área terrestre. Então, a orientação, realmente, é que se faça e se pense urgentemente num planeamento do espaço marítimo, por forma a mitigarmos aquilo que poderá vir a ser a complicação em termos das alterações climáticas que o mundo está a assistir paulatinamente”, frisou.

Ilse Amarante apontou, por outro lado, que este encontro lhe permitiu, enquanto responsável da instituição, concluir que “todo o esforço” que se tem vindo a fazer com os governantes, a nível da gestão do território, “tem sido bem aceite”, principalmente a nível dos Orçamentos do Estado.

“Realmente, o planeamento é o cerne da questão. Não adianta estarmos a tratar as mudanças climáticas de forma separada das necessidades do planeamento”, comentou, referindo que não se pode continuar a permitir, por exemplo, construções em áreas vulneráveis e de risco, porque o impacto das mudanças climáticas é muito maior.

Ilse Amarante concluiu, lançando o repto no sentido de todos quanto lidam com a questão das alterações climáticas, a unirem esforços para conjuntamente conseguirem ultrapassar as dificuldades.

Também para o director de risco do serviço Nacional da Protecção Civil, Jeremias Cabral, este evento que agora chega ao fim “foi extremamente importante”, não só pelas discussões dos temas, mas porque vai ajudar na sensibilização de toda a comunidade presente.

“A comunidade de África em si, mas a comunidade política, os decisores políticos, porque o impacto climático não só vai ser sobre a biodiversidade, mas também terá impacto humano. Há que tomar decisões agora para que o impacto futuro não venha a ser gravoso e nos apanhe de surpresa”, alertou, reiterando a necessidade de se começar a desenvolver o trabalho de planificação, tanto planos de emergências como de ordenamento do território.

“Saber onde ocupar, como ocupar e qual é o tempo de vida útil daquilo que poderá ser impactado onde queremos colocar…porque tudo isto poderá ter implicações futuras”, observou.

Jeremias Cabral concluiu dizendo que esta conferência permitiu identificar os problemas, ter uma visão geral dos problemas, beneficiando África e Cabo Verde em particular.

SC/JMV
Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos