Cidade da Praia, 22 Set (Inforpress) – O Parque Tecnológico em edificação na Cidade da Praia vai alojar empresas de base tecnológica, conforme anunciou hoje à imprensa o secretário de Estado para a Economia Digital, Pedro Lopes.
O governante, que falava no final de uma visita da representante do Banco Mundial em Cabo Verde, Eneida Fernandes, ao Núcleo Operacional da Sociedade de Informação (NOSi-EPE), em Achada Grande Frente, avançou que o Parque Tecnológico irá servir os jovens, já que está a ser pensando “todo um ecossistema” na área da formação e empreendedorismo.
Segundo Pedro Lopes, há “muitos jovens” com “muito talento” em Cabo Verde, assim como “muitas pessoas com mais idade, com experiência também neste sector”.
“O que nós queremos é conjugar esse capital humano, enquanto Governo, e dar as condições para diversificarem a nossa economia. O País não pode depender só do turismo”, afirmou Pedro Lopes, ressaltando que antes da covid-19 estava-se a fazer todos esses investimentos do no digital que, aliás, considera “o presente e o futuro de Cabo Verde”.
“Para isso é que estamos a adoptar o País de infra-estruturas e de enquadramento legal, mas também todo um apoio ao sector de base tecnológica na área do empreendedorismo para termos empresas capazes e termos jovens capacitados para os desafios do mundo presente e do futuro”, frisou.
A representante do Banco Mundial em Cabo Verde, Eneida Fernandes, por seu lado, afirmou que a visita ao espaço foi “muito interessante”, completando que “o maior valor agregado” foi ver a estratégia geral do Governo para a área do digital.
“O Banco Mundial já vem apoiando o Governo há alguns anos na questão do desenvolvimento digital. Acho que agora, mais do que nunca, com a retoma da economia, todo esse trabalho em torno do digital vai ser muito importante”, finalizou.
GSF/AA
Inforpress/Fim