Paróquia Imaculada Conceição promove primeira edição da Conferência Quaresmal

Cidade da Praia, 16 Fev (Inforpress) – A paróquia da Imaculada Conceição da Virgem Santa Maria em Achadinha promove de 20 do corrente a 20 de Março a primeira edição da Conferência Quaresmal sob o lema “Família Igreja Doméstica”.

Este ciclo de cinco conferência inicia-se com o padre Samuel Costa que abordará o tema “a espiritualidade quaresmal na família e em família – orientações práticas”, prossegue a 27 com o tema “a violência no contexto familiar” a cargo de Marlene Baessa, enquanto o dia 06 de Março está reservado para uma comunicação do padre José Cabral sobre “a figura de São José no contexto familiar”.

Já a 13 de Março, o salão paroquial recebe o padre José Eduardo Afonso enquanto orador do tema “a mulher na Sagrada Escritura e na Família”, para a 20 de Março o cardeal Dom Arlindo Furtado encerrar o ciclo de palestras com o tema “família de Nazaré, modelo de santidade e de família unida, diante das dificuldades”.  

À Inforpress, o pároco da Imaculada Conceição da Virgem Santa Maria, padre Alexandre Lopes, disse que esta foi a forma encontrada pela Igreja, este ano, por causa do novo contexto evidenciado pela pandemia da covid-19, “que dificulta a participação de todas as paróquias” na tradicional Conferência Quaresmal, no Plateau.

“Praticamente todas as paróquias da cidade optaram por fazer também esta Conferência Quaresmal nas suas comunidades”, explicou o pároco Alexandre Lopes, sublinhando que o lema “Família, Igreja Doméstica – Testemunha da Esperança” foi escolhido por ser o emblema do Ano Pastoral da Diocese.

Aquele sacerdote revelou que é com base da família que a paróquia irá fazer esta conferência formativa, num momento que a “família começa a ver a igreja em família” neste contexto da pandemia, pelo que se pretende com este colóquio “dar orientações práticas para vivência da quaresma em família, já que muitas pessoas ainda não podem participar nas celebrações comunitárias por causa das limitações”.

Desta primeira conferência, observou a fonte, as famílias vão levar subsídios para a vivência do tempo da quaresma em família, ao passo que no segundo ciclo será dada uma atenção particular à “não violência do ponto de vista familiar, a todos os tipos, desde agressão física, sexual, verbal”.

A figura do Homem na sociedade, explicitou a fonte, tem como base São José, a quem o ano foi dedicado pelo Papa Francisco, pelo que se vai falar “sobre a crise na masculinidade e na renovação desta ideia do Homem na família”.

As duas últimas sessões, adiantou, serão dedicadas à figura da Mulher na Sagrada Escritura, enquanto “modelo para as mulheres”, ao passo que “a Família de Nazaré, como modelo de vivência das famílias, vai ajudar as famílias a centrarem-se naquilo que é essencial”.

O padre Alexandre Lopes disse à Inforpress que todas as medidas de segurança sanitárias para esta conferência serão salvaguardas, tendo inclusive destacado o tamanho do Salão Paroquial que permite este distanciamento social mediante uma lotação que permite evitar a aglomeração de pessoas.

SR/HF

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos