Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Paróquia de Nossa Senhora da Graça promove a partir de hoje ciclo de conferências quaresmais

Cidade da Praia, 07 Mar (Inforpress) – A Paróquia de Nossa Senhora da Graça promove a partir de hoje e todas as quintas-feiras um ciclo de conferências quaresmais sobre o tema “A alegria que brota do coração convertido pela escuta da palavra de Deus”

Segundo avançou à Inforpress o pároco da Igreja de Nossa Senhora da Graça, António Ferreira (Padre Ima), a conferência de preparação para a Páscoa do Senhor deste ano se inspirou no tema do ano pastoral 2018/19 da diocese “Com Santiago Menor escutai a palavra, convertei-vos e alegrar-vos”.

Explicou que a primeira conferência, aprazada para o dia 07, acontece sob o lema “Com Santiago escutai a palavra”, com padre João Augusto, a segunda “Atitude cristã perante as provações”, terá com orador o padre Lino Paulino de São Vicente e a terceira ficará a cargo do Padre Joaquim Garcia de Tarrafal de Santiago e irá falar sobre “A origem das discórdias”.

“Na quarta conferência o reitor da Uni-Piaget, Wlodzimierz Szymaniak, irá debruçar-se sobre o lema “O domínio da língua quaresmal”, na quinta o padre Pires vai falar sobre o “Domingo o dia do senhor” e na última o Cardeal Dom Arlindo Furtado irá retratar sobre os “Desafios pastorais” onde irá nos trazer e dar algumas orientações concretas”, acrescentou adiantando que cada conferência será animada por cada paroquia.

Na ocasião lembrou que dada a dimensão e proporção do evento a nível nacional e da diáspora, desde de 2018 o evento é transmitido online para aqueles que não poderem se deslocar fazendo com que a conferência seja acompanhada por cabo-verdianos espalhados pelo mundo.

“Por isso que estamos a utilizar as novas tecnologias para levar a mensagem de deus”, assegurou sublinhando que as conferências já ganharam um estatuto e as pessoas já tem este evento na agenda.

“Após a realização de um estudo podemos constatar que no início participavam apenas pessoas adultas ligadas a igreja, com um nível académico não muito elevado, mas nos dias de hoje podemos ver que mais de 50% tem o nível académico superior, aumentou também os participantes e faixa etária”, referiu o pároco que disse que é um evento que ultrapassa a paróquia.

Segundo avançou António Ferreira, o estudo revelou ainda que é necessário criar outros espaços de debate e de esclarecimento e adiantou que a Diocese já está a trabalhar nesse sentido com eventos realizado em cada paróquia.

Neste período quaresmal, o pároco da Igreja de Nossa Senhora da Graça convida a todos a lerem a mensagem do santo Padre Papa Francisco que, no seu entender, é muito rica, apela a ficarem mais próximos das pessoas que mais sofrem e ajudar aqueles que mais precisam.

“Neste tempo da quaresma não há muito que inovar, porque a preparação para Páscoa se baseia nos quatro pilares, nomeadamente a escuta mais intensa da palavra de Deus, a oração, o jejum e a esmola”, finalizou.

AV/AA

Inforpress

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos