Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Parlamento: UCID pede maior transparência nas informações e actos de governação

Cidade da Praia, 24 Nov (Inforpress) – A União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID, oposição) pediu hoje “maior transparência” nos dados disponibilizados aos deputados no parlamento, apelando ainda ao Governo que faculte informações sobre actos de governação.

A posição da UCID foi defendida pela deputada Zilda Helena de Oliveira, na abertura do debate com o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, com o tema “A transparência como factor de desenvolvimento”.

Para a parlamentar, a transparência promove a confiança pública e possibilita o acesso dos cidadãos às informações, sendo que as decisões e actos dos governantes têm que ser conhecidas pelo povo.

“Mas não basta facultar o acesso às informações, têm que ser confiáveis, relevantes e compreensíveis”, afiançou.

A deputada afirmou ainda que no parlamento, “sistematicamente” tem se assistido à sonegação de informações e partilha de documentos aos deputados, entre outros, agravados pela resistência de vários serviços e instituições públicas.

“A transparência é o oposto de políticas opacas em que não se tem acesso às decisões, ao que elas representam, o que se ganha e se perde”, sublinhou.

Por fim, lembrou que o Governo gere aquilo que é do povo, pelo que, apelou ao Executivo uma “maior transparência” nos seus actos de governação, permitindo maior participação e consequentemente o desenvolvimento que se deseja alcançar.

HR/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos