Parlamento: Partidos da oposição pedem “melhores condições” para o sector da Saúde

Cidade da Praia, 28 Jan (Inforpress) – Os partidos da oposição UCID e PAICV pediram hoje “melhores condições” para o sector da Saúde, que, apesar de reconhecerem esforços por parte do Governo, dizem acreditar ser necessário “mais investimentos” para melhorar o acesso.

Após a declaração política do Movimento para a Democracia (MpD, poder), o deputado do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV, oposição) Julião Varela explicou que há uma retórica de colocar o seu partido contra a luta da covid-19, considerando ser esta uma mensagem que “não passa”.

Entretanto, apontou, pode-se falar, sim, das vantagens das infra-estruturas no sector da Saúde, mas não se pode esquecer da política dos recursos humanos.

“Se hoje se fala em recrutamento é porque há gente formada e isso foi um investimento do PAICV”, concretizou.

Disse ter sido o MpD que aumentou os custos de comparticipação dos cidadãos no Sistema de Saúde e muitas classes que estavam isentas passaram a pagar, e “agora correm corrigir a situação”, introduzindo “mais elementos de isenção”.

“Portanto, os cabo-verdianos sentem a necessidade de mais e no dia 18 de Abril vão poder desfazer esse Governo que com tantas promessas não conseguiu atingir o esperado”, salientou.

O deputado da União Cabo-verdiana Democrática Independente (UCID, oposição) António Monteiro, por seu lado, avançou que é preciso “fazer mais” pela saúde, indicando a necessidade de  mais recursos para melhorar a prestação dos cuidados à população.

Segundo afirmou, há ilhas com “grandes problemas” e hospitais com necessidade de especialistas e equipamentos de qualidade para ajudar na melhoria da qualidade de saúde, e tudo isso “vai-se aguardando para outras oportunidades, não beneficiando o sector”.

HR/AA

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos