Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Parlamento: PAICV acusa Governo de utilizar o cadastro social para fins eleitorais

Cidade da Praia, 30 Jul (Inforpress) – O Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV, oposição) acusou hoje o Governo de ter utilizado o sistema de cadastro social para fins eleitorais, questionando ainda a política social nacional.

Esta posição foi defendida pela deputada do PAICV Adélcia Almeida, durante o debate sobre o Estado da Nação no período da tarde, sublinhando que a concepção do cadastro social “em si é boa”, mas os mecanismos como está a ser implementada devem ser questionados.

“Foi engavetada de 2017 a 2019, e só retomado na época eleitoral, ou seja, uma medida populista”, frisou.

Segundo declarou, é preciso ver com os indicadores que mostram quem tem direito ou não de estar inscrito nos cadastros, pois, avançou, falha quando foi utilizado como instrumento na campanha eleitoral.

“A ideia de atribuir subsídios foi com o um único objectivo de ganhar as eleições”, assinalou.

Esta acusação foi refutada pelo ministro do Estado, Família e Desenvolvimento Social, Fernando Elísio Freire, referindo que o cadastro social implementado é modelo naquilo que é aplicação de políticas sociais.

“Se há uma área em que o PAICV deve ficar calada é a política social, ao contrário do que este Governo fez”, atestou.

Para sustentar a sua posição, o governante revelou que a pensão social em 2016 era de cinco mil escudos, mas o Governo colocou em seis mil escudos, garantindo que a intenção é aumentar após a pandemia, da mesma forma que duplicou também a pensão da diáspora.

Elísio Freire ressaltou ainda que o Executivo quer alargar o rendimento social de inclusão a todas as famílias de Cabo Verde com crianças menores de 15 anos que são vulneráveis, assim como a pensão social mínima a todas pessoas idosas que não estão inscritos no sistema contributivo.

HR/JMV
Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos