Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Parlamento: MpD diz que Programa do Governo contém uma visão clara e optimista do futuro

Cidade da Praia, 14 Jun (Inforpress) – O líder do grupo parlamentar do Movimento para a Democracia (MpD-poder) disse hoje que o Programa do Governo contém uma visão “clara e optimista” do futuro sendo que vai ao encontro dos justos anseios e expectativas dos cabo-verdianos.

Para João Gomes, o documento traduz uma “crença inabalável” nas capacidades do País enfrentar grandes desafios e transmite a confiança necessária para a realização dos anseios dos cabo-verdianos, respondendo, inequivocamente, aos compromissos estabelecidos com os eleitores e com o arquipélago.

Durante a sua intervenção na sessão extraordinária especial da Assembleia Nacional para apreciação do Programa do Governo e votação da Moção de Confiança, João Gomes disse que a bancada do MpD está ciente das dificuldades que o País terá de enfrentar para responder às legítimas exigências crescentes da sociedade, mas está confiante no Governo e a sua equipa.

Para o MpD, trata-se de um documento orientador da acção governativa para um mandato de cinco anos, assente em princípios programáticos que terão tradução inequívoca nos instrumentos fundamentais da governação, como os cinco Orçamentos de Estado, os Planos de Desenvolvimento Regional e Plurianual de Investimento em Infraestruturas, educação, saúde, agricultura entre outros.

“O Grupo Parlamentar do MpD orgulha-se e revê-se no Programa do Governo apresentado pelo primeiro-ministro, e considera auspiciosa a inclusão como prioridade a curto prazo de questões essenciais para a vida dos cabo-verdianos, como a protecção da saúde, do emprego, do rendimento e das empresas, a massificação da vacinação, a retoma e o lançamento da economia e o alívio da dívida externa”, apontou.

Por outro lado, regozija-se com a visão do Governo em estabelecer no seu programa como prioridade a eliminação da pobreza extrema, reduzir a pobreza absoluta, mas também, garantir a saúde e a qualidade de vida dos cabo-verdianos, investir em oportunidades para os jovens, promover a coesão territorial, aumentar a resiliência e diversificar a economia, assim como melhorar a segurança e administração da justiça.  

Para aquele líder, a visão apontada no documento vai ao encontro dos “justos anseios e expectativas” do povo que escolheu o MpD, e garante o cumprimento dos nobres compromissos assumidos com vista a construir um Cabo Verde no caminho seguro.

“Um Cabo Verde com mais jovens qualificados para o emprego e empreendedorismo, sem pobreza extrema e com menos pobreza em geral, um País seguro, parceiro útil e confiável, desenvolvido, inclusivo, democrático e livre da covid-19, aprazível para os seus filhos e todos quantos nos procuram”, referiu.

João Gomes assegurou que o grupo parlamentar do MpD vai apoiar “inequivocamente” essas medidas, porque acreditam que vai trazer resultados que o povo cabo-verdiano espera desta governação.

O parlamento cabo-verdiano é constituído por 72 deputados, sendo 38 do Movimento para a Democracia (MpD-poder), 30 do PAICV e quatro da União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID-oposição).

AV/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos