Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Parlamento: Ministro diz que nos últimos três anos foram realizadas mais de três mil consultas de telemedicina em Cabo Verde

Cidade da Praia, 10 Abr (Inforpress) – O ministro da Saúde e Segurança Social, Arlindo do Rosário, disse hoje no Parlamento, que nos últimos anos foram realizadas mais de três mil consultas de telemedicina em Cabo Verde.

Arlindo do Rosário falava em resposta à uma intervenção do deputado do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV, posição), Américo Nascimento, que falou na insatisfação da população de São Nicolau sobre a espera, de meses ou até de ano, para fazerem as consultas por telemedicina.

Conforme o governante, o serviço da telemedicina vem crescendo a cada dia, e São Nicolau tem sido uma ilha beneficiada, sobretudo, também depois da colocação do aparelho de telemedicina no Tarrafal.

“Quer na Ribeira Brava, quer no Tarrafal, nós temos dois aparelhos de telemedicina que consegue fazer a ligação com os hospitais centrais em termos de urgência”, afiançou o ministro da Saúde.

No entanto, reconheceu que se trata de um processo gradual em crescendo porque as consultas de telemedicina precisam que haja, do outro lado, um a calendarização em termos de especialistas que fazem essas consultas.

Neste sentido, avançou que o Governo está a “fazer o possível” para ter cada vez mais consultas porque “conseguem de facto resolver consideravelmente as situações, sobretudo em ilhas que não tem especialistas”.

O ministro clarificou ainda que, além do trabalho que se tem feito para que haja um aumento das consultas de telemedicina, também existem videoconferência com sessões clínicas frequentes, nas quais participam não só os técnicos de Saúde de São Nicolau, mas de todo o país.

CD/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos