Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Parlamento: Governo espera que o debate sobre o Estado da Nação seja esclarecedor

Cidade da Praia, 30 de Jul (Inforpress) – O Governo espera que o debate sobre o estado da Nação seja “esclarecedor”, em que se vai mostrar a situação “bastante difícil” que a pandemia provocou, mas que o País tem reagido muito bem, “fruto da sociedade cabo-verdiana”.

Segundo o ministro do Estado, da Famílias, Inclusão e Desenvolvimento Social, Fernando Elísio Freire, em declaração à Inforpress, momentos antes do início do debate na Assembleia Nacional, isto também é “fruto das acções que o Governo tem desenvolvido a nível da protecção das famílias, das empresas, do rendimento e do emprego”.

“Perspectivamos uma excelente retoma económica, inclusiva e é isto que vamos mostrar e que estamos no caminho seguro e determinado em fazer uma retoma boa”, disse o governante.

Instado se espera que seja um debate diferente dos demais realizados até agora no Parlamento, Fernando Elísio Freire disse que aguarda ser um “debate normal num regime democrático”, em que há o princípio do contraditório, mas, afirmou, “o que conta é o sentimento da população cabo-verdiana e os resultados da governação e aquilo que é a realidade do país no dia-a-dia”.

Sobre a situação da calamidade, se vai ser prorrogada ou não, o ministro de Estado não respondeu, preferindo que seja o primeiro-ministro a pronunciar-se através de uma declaração ao País.

O Parlamento cabo-verdiano é constituído por 72 deputados, sendo, neste momento, 38 do Movimento para a Democracia (MpD-poder), 30 do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV-oposição) e quatro da União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID-oposição).

LC/DR

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos