Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Parlamento: CPI sobre construção de barragens reúne-se para consensualizar nomes de entidades a serem ouvidas

Cidade da Praia, 05 Fev (Inforpress) – A Comissão Parlamentar de Inquérito sobre a Averiguação do Processo de Construção de algumas Barragens reuniu-se hoje, pela segunda vez, para consensualizar os nomes das personalidades a serem ouvidas.

O presidente desta Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), Emanuel Barbosa, em declarações à imprensa disse que serão também ouvidos alguns peritos, assim como serão solicitados alguns documentos junto da administração pública relativos às barragens construídas, nomeadamente de Banca Furada (São Nicolau), Salineiro (Santiago) e Canto Cagarra (Santo Antão).

“Temos que ter todos os elementos para podermos fazer o trabalho, que esperamos com qualidade, e podermos apresentar um bom resultado à nação cabo-verdiana relativamente a todas as questões que têm a ver com a construção das três barragens”, explicou o presidente da CPI.

Instado sobre as personalidades a serem ouvidas, Emanuel Barbosa não quis avançar nomes antes de estes serem consensualizados entre os grupos parlamentares do Movimento para a Democracia (MpD-poder) e o Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV-oposição).

Quanto à União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID – oposição), com três representações parlamentares, revelou que este partido ainda não apresentou nenhum nome.

Segundo Barbosa, a lista dos que serão ouvidos vai ficar aberta para, ao longo das audições, serem acrescentados nomes que os grupos parlamentares assim entenderem.

A CPI, criada a pedido do Grupo Parlamentar do MpD, visa, entre outros, averiguar a responsabilidade do Governo anterior durante todo o ciclo do processo da construção destas barragens, isto é, desde a montagem da engenharia financeira até ao processo de entrega e aceitação da obra.

É integrada pelos deputados Manuel Inocêncio Sousa, José Jorge Monteiro Silva, José Maria Gomes da Veiga, Ana Paula Moeda, todos do PAICV; Adilson Fernandes, Isa Costa, João Gomes Duarte, José Eduardo Moreno, Milton Paiva (MpD) e Dora Oriana Pires (UCID).

Por ocasião do anúncio da criação da CPI relativamente às barragens, a ministra das Infraestruturas, Eunice Silva afirmou que vão ser investigadas todas as “obras mal feitas em Cabo Verde” durante o mandato do PAICV nos últimos 15 anos para, depois de apuradas as responsabilidades, os casos serem encaminhados ao Ministério Público.

LC/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos