Parlamento/Covid-19:  Ministro da Saúde destaca “trabalho incansável” dos profissionais do Laboratório de Virologia da Praia

Cidade da Praia, 09 Jul (Inforpress) – O ministro da Saúde e Segurança Social, Arlindo do Rosário, destacou hoje o “trabalho incansável” dos profissionais do Laboratório de Virologia da Praia na realização dos testes do novo coronavírus.

Numa intervenção no Parlamento, durante a apreciação do relatório referente às medidas adoptadas durante a vigência do estado de emergência, o governante lembrou que este laboratório foi montado a pouco mais de três meses e que tinha como valências a realização de exames de zika e dengue.

Arlindo do Rosário referiu ainda que o Governo teve que investir cerca de 10 mil contos para fazer esse “upgrade”, uma vez que o laboratório não estava preparado para fazer testes do novo coronavírus.

O governante enalteceu igualmente o esforço e solidariedade da diáspora cabo-verdiana para ajudar o País a nível sanitário e na protecção da social, bem como das confissões religiosas e da frente diplomática.

“Esses apoios chegam porque sabem do esforço e da seriedade que o povo cabo-verdiano está a dedicar à essa situação”, justificou o ministro, acrescentando que o reconhecimento desse esforço legitima essa “onda de apoio e adesão”.

Por outro lado, observou que o número das pessoas que estão a dedicar de uma forma intensa a esse combate ultrapassa “aqueles que estão à procura de falhas e a culpabilizar as pessoas”.

Na sua intervenção, Arlindo do Rosário observou que durante o debate se falou algumas “inverdades” e criou-se alguma “narrativa”, quando se fala na falta de testes, lembrando que durante os últimos meses já foram feitos mais de 50 mil, entre os rápidos e os PCR (Polymerase Chain Reaction).

“É um número extremamente grande e representa um esforço enorme, não só financeiro, mas de todos os profissionais envolvidos nessa situação”, notou o ministro, lembrando que há alguns meses não exista nenhum laboratório no País.

A proposta de lei que regula o Estatuto Administrativo Especial da Capital da República de Cabo Verde (Praia) é o destaque desta primeira sessão plenária de Julho do parlamento, que termina esta sexta-feira.

Na ordem do dia desta sessão ordinária constam ainda a apreciação do relatório referente às medidas adoptadas durante a vigência do estado de emergência, para além de perguntas dos deputados ao Governo.

Estão agendadas algumas iniciativas legislativas, designadamente a votação final da proposta de lei que estabelece o regime jurídico da luta contra dopagem no desporto em Cabo Verde e da lei que procede à primeira alteração ao Código do Mercado dos Valores Mobiliários (CMVM).

Para a discussão na generalidade, para além do Estatuto Administrativo Especial da Praia, estão na agenda a proposta de lei que procede à terceira alteração do Código do Processo Penal e a que procede à quarta alteração do Código Penal, aprovado pelo decreto legislativo e pelo decreto legislativo nº 2/2005.

O projecto de resolução que visa a institucionalização do Dia Nacional de Luta contra o Uso Abusivo do Álcool e a apreciação das medidas adoptadas na vigência da declaração do estado de emergência também vão ser analisados nesta sessão de Julho.

OM/CP

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos