Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Parlamento: “Aumento do IVA não é um bom caminho para resolver o problema dos cabo-verdianos” – UCID

Cidade da Praia, 25 Nov (Inforpress) – A UCID considerou hoje que o aumento do Imposto sobre Valor Acrescentado (IVA) “não é um bom caminho” para resolver os problemas dos cabo-verdianos, por isso manifestou apoio ao Governo para aumentar a dívida pública.

A intervenção da União Cabo-verdiana Independente Democrática (UCID, oposição) foi feita pelo deputado e líder do partido, António Monteiro, na abertura do debate parlamentar, que tem na agenda a discussão e aprovação do Orçamento do Estado (OE) para o ano económico de 2022.

O deputado disse que o momento em que se está a discutir o OE é “muito crítico”, tendo em conta a situação de pandemia que o País está a viver, por isso avançou ser preciso “muita cautela, responsabilidade e respeito” pelo País na discussão do diploma.

“A situação macroeconómica não é boa, dívida pública elevadíssima, nível de desemprego bastante elevado e pessoas a viverem em situações extremamente difíceis”, reforçou.

Com este quadro, apelou ao Governo para encontrar “as melhores soluções” para o arquipélago, dando aos cidadãos e empresas os mecanismos necessários para terem uma vida com “menos dificuldade”.

Neste sentido, chamou a atenção para o aumento do IVA, que, no seu entender, independentemente do aperto que o País tem neste momento, “não será o melhor caminho”.

António Monteiro adiantou que a dívida pública por si só “é alta”, mas assumiu que o seu partido “não terá nenhum problema” em se juntar ao Governo para aumentar um pouco mais essa dívida e evitar, assim, o aumento do IVA.

HR/AA

Inforpress/Fim 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos