Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Parlamento emite votos de pesar pelos falecimentos do advogado Vieira Lopes e do ex-deputado Kaká Barbosa

Cidade da Praia, 13 Mai (Inforpress) – O Parlamento emitiu hoje dois votos de pesar um referente ao falecimento do advogado Felisberto Vieira Lopes e outro do poeta e ex-deputado Kaká Barbosa.

As duas iniciativas foram apresentadas pelo Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV – opoaição), através do deputado João Baptista Pereira, tendo o mesmo considerado que o decano dos advogados de Cabo Verde, Viera Lopes, foi um “homem multifacetado”.

“O doutor Vieira foi verdadeiramente um homem de causas que sempre se entregou de corpo e alma à luta pela libertação das situações degradantes do povo das ilhas. Era um homem destemido e corajoso que durante a sua vida comprou várias guerras contra todos os regimes”, declarou, realçando que os últimos anos de sua vida Vieira Lopes se dedicou inteiramente à justiça.

O PAICV, de acordo com o deputado, considera que com a sua morte Cabo Verde ficou “mais pobre” e perdeu um homem com “elevado sentido de justiça e de profundo humanismo”.

Por seu turno, o deputado do Movimento para a Democracia (MpD – poder) Hélio Sanches afirmou que o grupo parlamentar do seu partido se associa à bancada do PAICV no voto de pesar ao “ilustre filho de Cabo Verde” Vieira Lopes, que foi um “homem determinado”.

“Antes da nossa independência foi uma das vozes que, sem medo, com coragem, determinação, defendeu os presos políticos, que na altura lutavam pela independência nacional. Após a independência foi um lutador para a liberdade, justiça e defesa dos direitos humanos em Cabo Verde”, lembrou, realçando que o País deve muito à Vieira Lopes pelo seu contributo.

Por sua vez, a deputada da União Cabo Verdiana Independente e Democrática (UCID) Dória Oriana afirmou que a melhor homenagem que o Parlamento pode apresentar ao Vieira Lopes é dar continuidade a sua obra, salientando que ele foi um “homem integro” e sempre lutou a favor da democracia e contra corrupção em Cabo Verde.

O Governo através do ministro de Estado, dos Assuntos Parlamentares e da Presidência do Conselho de Ministros e Ministro do Desporto, Fernando Elísio Freire, endereçou as sentidas condolências a família enlutada considerando que Vieira Lopes foi um “homem inconformado” e um cabo-verdiano que lutou e deu o seu contributo no desenvolvimento do país nas diferentes áreas.

Relativamente ao voto de pesar pelo falecimento do poeta Kaká Barbosa, o PAICV através do deputado Júlio Correia, lembrou do percurso, contributo e legado que o mesmo deixou com destaque para a área cultural.

O grupo parlamentar do MpD, na voz do deputado Hélio Sanches, considerou que Kaká Barbosa foi uma personalidade do mundo da arte, cultura e política e que merece essa homenagem da por parte da casa parlamentar.

Por seu turno, a deputada Dória Oriana afirmou que Kaká Barbosa foi um homem de muitas facetas que deixou sua marca na sociedade cabo-verdiana nos vários domínios, perspectivando, neste sentido, que Cabo Verde saiba lhe render uma merecida homenagem.

O ministro do Estado Fernando Elísio recordou que Kaká Barbosa foi um músico de “grande talento e referência” para Cabo Verde que com sua música nacionalizou algumas composições que retratam a vivência de povo cabo-verdiano.

O decano dos advogados cabo-verdianos, Felisberto Vieira Lopes faleceu aos 82 anos no passado dia 03 de Abril na Cidade da Praia.

O músico, poeta, intérprete e compositor cabo-verdiano Kaká Barbosa morreu no passado dia 01 de Maio, na cidade da Praia aos 73 anos, vítima de doença prolongada.

CM/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos