Parlamento aprova para ratificação acordo de isenção de visto entre Cabo Verde e Guiné Equatorial

Cidade da Praia, 24 Mar (Inforpress) – O Parlamento aprovou hoje, para a ratificação, a proposta de resolução que aprova o acordo de isenção recíproca de vistos em passaportes ordinários entre Cabo Verde e Guiné Equatorial, assinado na Praia desde 29 de Janeiro de 2015.

Segundo o ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional, Rui Figueiredo Soares, este acordo entre Cabo Verde e Guiné Equatorial, juntamente com acordo similar abrangendo os passaportes diplomáticos oficiais assinados entre os governos dos dois países, em Abril de 2019, alinha-se com a estratégia comum de alavancar a cooperação “mutuamente vantajosa”.

De entre os domínios de cooperação destacou o comércio, das finanças, do turismo, agricultura, pescas, das tecnologias de informação e comunicação (TIC), produtos farmacêuticos e segurança marítima, bem como aumentar o intercâmbio de experiência e informações nesses sectores.

Segundo o ministro, apesar das várias condicionantes, Cabo Verde poderá pôr à disposição da Guiné Equatorial a sua experiência e seu ‘know-how’ em áreas já identificadas de governação e do desenvolvimento, nomeadamente a formação técnica profissional, o turismo, a agricultura, a formação superior, energias renováveis e tecnologias de informação e comunicação, transportes aéreos entre outros.

“Presentemente possuímos com a Guiné Equatorial uma dinâmica de cooperação técnica nas áreas das TIC via o NOSI sendo de destacar nos últimos tempos alguma possibilidade de cooperação na área de aviação civil motivada pela presença de uma dezena de pilotos na operadora nacional da Guiné Equatorial.

Ademais, acrescentou o ministro que há uma agenda multissectorial de cooperação bilateral no quadro do qual os dois países estão interessados em reforçar o diálogo político e diplomático ao mais alto nível e fortalecer a cooperação bilateral.

A proposta, que foi aprovada na generalidade, mereceu a unanimidade da votação dos deputados presentes na sala, sendo 33 do Movimento para a Democracia (MpD), 23 do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) e quatro da União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID).

O Parlamento aprovou igualmente a proposta de resolução que aprova a adesão à convenção relativa à Organização Hidrográfica Internacional (OHI) adoptada em Mónaco a 03 de Maio de 1967.

MJB/CP

Inforpress/fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos