Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Parlamentares africanos buscam “formas inovadoras” para avançar na promoção do bem-estar “sem deixar ninguém para trás”

Cidade da Praia, 05 Ago (Inforpress) – A presidente da Comissão de Género, Família, Juventude e Pessoas Portadoras de deficiência do Parlamento Pan-Africano disse hoje que é necessário buscar formas inovadoras para se avançar na promoção do bem-estar das populações, “sem deixar ninguém para trás”.

A deputada cabo-verdiana Lúcia Passos falava na abertura da reunião descentralizada do órgão legislativo da União Africana, que trouxe à Cidade da Praia os deputados integrantes da Comissão Permanente de Saúde, Trabalho, Assuntos Sociais e a Comissão de Género, Família, Juventude Pessoas Portadora de Deficiência.

A educação para todos, políticas efectivas para juventude combate ao desemprego jovem, acesso à saúde sexual e produtiva e o combate à violência com base no género, são alguns dos mecanismos apresentados pela deputada, que falou também da necessidade de travar lutas par pôr fim ao casamento infantil e mutilação genital feminina.

Lúcia Passos defendeu ainda melhorias ao nível do sistema de protecção social, melhores políticas de integração de refugiados, na promoção dos instrumentos internacionais e regionais relativos aos direitos humanos e na implementação das recomendações da CEDAW relativamente à igualmente de género.

Na sua perspectiva são acções que contribuem para “mais dignidade” da pessoa humana e uma “verdadeira inclusão social”, visando acabar com a fome e a pobreza, diminuir a mortalidade materno infantil e erradicar a mutilação genital feminina e o casamento infantil em África.

“Isto é possível, por isso somos chamados a exercer a nossa diplomacia parlamentar”, disse, encorajando, sobretudo, o grupo dos parlamentares da luta contra tuberculose a continuarem o seu trabalho de advocacia e mobilização de financiamento para luta contra a tuberculose, tema em foco na reunião da Praia.

Durante uma semana os parlamentares vão estar reunidos na cidade da Praia a analisar as estratégias, os programas e assuntos relacionados com a cooperação regional e internacional na planificação de estratégia e implementação de políticas e programas nos domínios de desenvolvimento social, saúde e promoção da igualdade de género visando melhorar a qualidade de vida dos povos africanos.

O encontro, segundo Lúcia Passos, será um momento de partilha de experiências com as autoridades cabo-verdianas nas diversas temáticas.

O quadro jurídico dos direitos e protecção internacional da criança, o projecto de plano de acção decenal sobre a erradicação do trabalho infantil, a implementação da campanha emblemática da União Africana para pôr o fim ao casamento infantil, políticas públicas para a deficiência, para juventude e em matéria de empoderamento das mulher e paridade de género são alguns dos assuntos em pauta.

MJB/AA

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos