Cidade da Praia, 15 Mai (Inforpress) – A “Parceria para a Governação Aberta” é tema de um seminário que se realiza esta terça-feira, na Cidade da Praia, pela Organização Não Governamental, Open Government Partnership (OGP), em parceria com o Governo de Cabo Verde.
O encontro destinado aos representantes do Governo, sociedade civil, sector público e privado pretende ser um fórum de apresentação desta parceria e também servir para recolher contribuições que permitam construir um plano de acção de Cabo Verde, por forma a mostrar o empenho do país no fortalecimento da governação, explica uma nota de imprensa do Governo.
O Open Government Partnership, lançado em 2011, com mais de 70 países membros, visa difundir e incentivar globalmente práticas governamentais relacionadas com a transparência dos governos, acesso à informação pública e participação social, informa a mesma fonte.
Para administrar este seminário, encontra-se em Cabo Verde uma equipa multidisciplinar do grupo de apoio do OGP, composta pelo director Executivo, Joseph Powell, pela coordenadora da Sociedade Civil para África e Médio Oriente, Maureen Kariuki e pelo Oficial de Apoio e Intercâmbio Governamental para África, Theophilous Chiviru.
Cabo Verde aderiu à “Open Government Partnership” (OGP, em sigla inglesa) ou “Parceria para a Governação Aberta”, em Julho de 2015, tornando-se assim no 66º país do mundo a integrar essa instituição virada para a promoção da democracia à escala mundial.
A OGP é uma iniciativa multilateral internacional que visa difundir e incentivar globalmente práticas governamentais relacionadas com a transparência dos governos, o acesso à informação pública e a participação social.
JL/FP
Inforpress/Fim