Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Paralímpico: Cabo Verde vai aos Jogos Mundiais da Special Olympics em Abu Dhabi

Cidade da Praia, 21 Fev. (Inforpress) – O Comité Paralímpico de Cabo Verde (COPAC) vai participar nos Jogos Mundiais da Special Olympics, uma Organização Desportiva Internacional das pessoas com deficiência intelectual, que decorrem de 14 a 21 de Março em Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos).

De acordo com o presidente do COPAC, Rodrigo Bejarano, Cabo Verde vai estar nestes jogos com uma delegação composta por nove elementos, neste que é considerado um dos momentos altos para o desporto adaptado cabo-verdiano.

Esta presença inédita de Cabo Verde neste evento, já é visto como o “culminar de um processo” iniciado há já algum tempo com esta organização internacional para que o arquipélago possa ingressar na família do Special Olympics.

Segundo os planos da COPAC, a delegação crioula vai ser composta pelos atletas Adérito Nunes, António dos Santos, Tamires Rodrigues, Marlene Levy, pelos treinadores Paulo Soares (Praia) e Jaqueline Reis (Sal), pelo presidente Rodrigo Bejarano, enquanto “Chair Person”, e um médico, numa missão chefiada pelo secretário-geral Elton Gonçalves.

Considerado o maior evento esportivo e humanitário, os Jogos Mundiais da Special Olympics, deste ano, contam com o concurso de 7.000 atletas em representação de mais de 170 países para participar em 24 disciplinas desportivas olímpicas, sancionados oficialmente.

Estes jogos têm assegurado o apoio de mais de 20.000 voluntários que participarão do maior programa de trabalho voluntário já realizado nos Emirados Árabes Unidos e serão os jogos mais unificados nos 50 anos de história do movimento das Olimpíadas Especiais.

Sob o patrocínio de Sua Alteza Sheikh Mohamed Bin Zayed Al Nahyan, Príncipe Herdeiro de Abu Dhabi e vice-comandante Supremo das Forças Armadas dos Emirados Árabes Unidos, os Jogos Mundiais das Olimpíadas Especiais de Abu Dhabi serão os primeiros Jogos Mundiais das Olimpíadas Especiais a serem realizados no Oriente Médio e Norte da África.

SR/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos