Papa inicia hoje visita ao Egipto

 

Lisboa, 28 Abr (Inforpress) – O papa inicia hoje uma viagem de dois dias ao Egipto, país que sofreu este mês atentados contra duas igrejas coptas nas cidades de Tanta e de Alexandria, que mataram 45 pessoas.

Nesta visita o papa Francisco vai deslocar-se num veículo não blindado e segundo o porta-voz do Vaticano, Greg Burke, as medidas de segurança a aplicar pelo Vaticano serão iguais às de outras viagens do papa.

A deslocação ao Cairo, adiantou Greg Burke, tem um triplo significado: pastoral, de encontro com a comunidade católica local; ecuménico, através de reuniões com os cristãos coptas; e inter-religioso porque prevê encontros com representantes muçulmanos.

Durante a sua visita, Francisco pronunciará um total de cinco discursos, nomeadamente na conferência internacional de paz, num encontro com as autoridades, na sua visita ao papa copta ortodoxo Teodoro II, que irão ocorrer hoje, e na homilia da missa de sábado e perante religiosos católicos.

O papa deverá partir do aeroporto romano de Fiumicino hoje às 10:45 (09:45 em Lisboa) e chegará ao Cairo às 14:00 (11:00 em Cabo Verde) para um primeiro encontro com o chefe de Estado, Abdelfatah al Sisi.

Francisco irá depois à instituição egípcia de Al Azhar, que dita a doutrina sunita, onde visitará Ahmad al Tayeb, o imã da Mesquita.

A jornada de hoje continuará com um encontro com membros do Governo, com representantes do corpo diplomático e das universidades e cultura.

O dia terminará com a visita de cortesia de Francisco ao papa copta ortodoxo, estando prevista uma oração ecuménica pelas vítimas dos atentados contra os cristãos.

No sábado, o papa celebrará missa no Estádio do Exército Egípcio e almoçará com os bispos e com o clero.

O regresso do papa ao Vaticano está previsto para as 17:00 (16:00 em Lisboa).

Lusa/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos