Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Papa Francisco pede diplomacia e diálogo com Venezuela e Coreia do Norte

A bordo do avião papal, 29 Abr (Inforpress) – O papa Francisco afirmou hoje que a Santa Sé está disponível para ser facilitadora de uma solução para a crise na Venezuela, mas mediante “condições muito claras”.

Numa viagem de regresso a Roma, proveniente do Cairo, Francisco disse aos jornalistas que “tudo o que pode ser feito pela Venezuela deve ser feito, com as necessárias garantias”, falando a propósito da crise económica e social que o país atravessa e da contestação ao Presidente Nicolás Maduro.

O papa não nomeou essas condições, mas o secretário de Estado do Vaticano, Pietro Parolin, antigo núncio apostólico na Venezuela, enumerou-as, como noticiou a agência France Presse: estabelecer um calendário eleitoral, libertar os opositores, permitir a entrada de ajuda estrangeira, na área da saúde, e devolver poderes ao Parlamento.

No mesmo encontro com jornalistas, o papa Francisco defendeu também a via diplomática para reduzir a tensão internacional em relação à Coreia do Norte, focando-se num papel conciliador da Organização das Nações Unidas (ONU).

“O caminho é sempre o da negociação, da solução diplomática. Esta guerra mundial de que tenho vindo a falar mais ou menos há dois anos é uma guerra em pedaços, mas são pedaços que estão mais ampliados e estão mais concentrados”, concluiu o papa.

Inforpress/Lusa

Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos