Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Papa Francisco aplaudido por milhares de peregrinos à sua chegada hoje para visitar Fàtima

 

Santuário de Fátima, 12 Mai (Inforpress) – Milhares de peregrinos que se encontravam no santuário de Fátima, assistiram à chegada do Papa Francisco hoje ao solo português, através de ecrãs gitantes, batendo palmas de satisfação.

O avião da Alitalia com o Papa Francisco e a sua comitiva aterrou hoje na Base Aérea de Monte Real, Portugal, às 16:10 (14:10 de Cabo Verde), vindo de Roma, para iniciar uma visita a Fátima que irá durar menos de 24 horas.

A aguardar o pontífice, na base, estava o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o primeiro-ministro, e o presidente da Assembleia da República, além do Núncio Apostólico, Rino Passigato, do presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, Manuel Clemente, e do bispo da Diocese de Leiria.

O Papa manteve um encontro a sós com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, logo à chegada à Base Aérea n.º 5, em Leiria, e no sábado recebe em visita de cortesia o primeiro-ministro, António Costa.

Logo a seguir o encontro com Marcelo Rebelo de Sousa, o Papa Francisco viajou depois de um helicóptero EH-101 da Força Aérea Portuguesa que, antes de aterrar, sobrevoou várias vezes, o recinto do Santuário de Fátima, tendo o pontífice sido aclamado com palmas pelos milhares de peregrinos, que ao mesmo tempo gritava “Pai peregrino na esperança”, “Pai peregrino da paz”.

O helicóptero que transportava o Papa Francisco poisou no estádio de futebol já baptizado Estádio Papa Francisco, deslocando-se depois para o Santuário de Fátima em viatura aberta, o conhecido ‘papamóvel’, num percurso de cerca de 4,4 quilómetros.

À sua chegada ao recinto, o pontífice visita a Capelinha das Aparições, onde, depois da oração, vai oferecer a terceira Rosa de Ouro ao Santuário de Fátima.

Após o jantar, Francisco preside à cerimónia da bênção das velas e da recitação do terço na Capelinha das Aparições.

O Papa Francisco estará hoje e sábado em Fátima para celebrar o centenário das “aparições” de 13 de maio de 1917 e para canonizar os beatos Francisco e Jacinta Marto.

Francisco é o quarto Papa a visitar Fátima. Os anteriores Papas que estiveram em Fátima, o maior templo mariano do país, foram Paulo VI (1967), João Paulo II (1982, 1991, 2000) e Bento XVI (2010).

Inforpress/Lusa/FIM

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos