Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Papa expulsa do sacerdócio bispos chilenos Cox e Ordenes

Cidade do Vaticano, 13 Out (Inforpress) – O papa Francisco expulsou hoje do sacerdócio os bispos chilenos José Francisco Cox, 85 anos, e Iquique Marco Antonio Ordenes, 54 anos, ambos acusados de abusos sexuais contra menores.

O Vaticano informou que o papa “demitiu do estado clerical” Cox e Ordenes, o modo como é feita a expulsão do sacerdócio, na sequência de uma investigação da Congregação para a Doutrina da Fé, não sendo possível recorrer da decisão.

Estas duas expulsões juntam-se às dos sacerdotes Fernando Karadima Farina e Cristian Prech ocorridas nas últimas semanas.

Vários membros da Igreja Católica do Chile envolvidos em casos de abuso, incluindo alguns bispos, levaram o clero chileno à pior crise da sua história.

Em Maio, os bispos chilenos apresentaram a sua renúncia depois de três encontros com o papa Francisco, no Vaticano, na sequência de uma série de erros e omissões na gestão de casos de abuso sexual.

De acordo com um relatório publicado no final de Agosto, existem no Chile 119 investigações em curso contra 167 pessoas relacionadas com a Igreja e 178 vítimas identificadas, 79 das quais menores quando os casos ocorreram.

Inforpress/Lusa

Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos