Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Palácio da Cultura Ildo Lobo celebra a resiliência das mulheres através da Feira Criativa

Cidade da Praia, 04 Mar (Inforpress) – O Palácio da Cultura Ildo Lobo (PCIL) vai dedicar duas semanas da sua programação para as mulheres cabo-verdianas com a realização da Feira Criativa, que irá demonstrar a resiliência das mulheres durante este tempo de pandemia.

A informação foi avançada hoje à Inforpress, pelo director do PCIL, Adilson Gomes, tendo avançado que esta feira criativa, que já vai na segunda edição, centra-se nas mulheres e nas suas produções.

O evento, que acontece de 15 a 27, contará com a participação de mais de 20 expositores, sendo a maioria mulher e os poucos homens que estarão presentes, segundo a mesma fonte, vão produzir peças para as mulheres.

Através desta iniciativa, explicou, querem mostrar os trabalhos desenvolvidos pelas mulheres, ao longo desta pandemia, que as têm ajudado a superar as dificuldades.

 “Vão ser duas semanas a celebrar ao mais alto nível as mulheres, mostrando a sua face criativa, a sua resistência, a sua resiliência e também a capacidade que as mulheres cabo-verdianas, e no geral, têm evidenciado durante todo este tempo e a ultrapassar todas as barreiras”, precisou.

Para Adilson Gomes, ao longo dos tempos as mulheres cabo-verdianas “nunca baixaram os braços” e, hoje, finalmente elas ocupam altos cargos, são chefes e algumas têm remuneração muito melhor do que os homens, algo que não acontecia há 30 ou 40 anos.

“Portanto, é neste sentido que queremos celebrar este mês, tendo a mulher como uma figura muito importante para o desenvolvimento do nosso País”, sublinhou.

Para além da participação das habituais mulheres, adiantou que nesta edição vão ter mulheres que estão a trazer coisas novas no domínio das indústrias criativas, como por exemplo na produção com gesso e na área do mobiliário construído em Cabo Verde, entre outras disciplinas criativas.

Já no dia 26, em parceria com a organização dos Cabo Verde Music Awards (CVMA), o PCIL realiza um concerto dedicado às mulheres e às mulheres cabo-verdianas.

Sem avançar o nome dos artistas, Adilson Gomes, disse que será um concerto misto e equilibrado em termos de género, isto é, contará com a participação de homens e mulheres.

Para além destas actividades específicas dedicadas às mulheres, a agenda cultural do PCIL em tempo de pandemia, traz um leque de actividades, desde concertos musicais, espetáculo de guitarra, workshop de dança, feira de literatura, cinema e muito mais.

AM/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos