Cidade da Praia, 22 Mar (Inforpress) – O grupo parlamentar do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV, oposição) anunciou que deu hoje entrada no Parlamento de um requerimento para a constituição de uma Comissão Parlamentar de Inquérito sobre o Novo Banco.
De acordo com uma nota de imprensa a que a Inforpress teve acesso, esta decisão visa o “total esclarecimento” do caso Novo Banco (NB) e vem ao encontro dos propósitos do PAICV, enquanto “partido responsável e defensor dos ideais da Esquerda Democrática” e de promover “total transparência na gestão da coisa pública”.
Com a Comissão Parlamentar de Inquérito, prossegue a nota, o grupo parlamentar do PAICV pretende averiguar o contexto e as acções desenvolvidas para a criação do Novo Banco, bem como saber, “a fundo”, se o Governo actual esgotou ou não todas as possibilidades existentes para a sua recuperação.
Os deputados do PAICV querem, também, com esta comissão de inquérito apurar se o Ministério das Finanças teve responsabilidade ou não na divulgação da lista dos supostos devedores do NB.
LC/AA
Inforpress/Fim