Cidade da Praia, 03 Out (Inforpress) – Os deputados do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) criticaram hoje a falta de políticas e de investimentos do Governo nas instituições de ensino superior privadas que tem “prejudicado” essas universidades.
Estas críticas foram feitas em declarações à imprensa no final de uma visita que os parlamentares efectuaram à Universidade Jean Piaget, no âmbito de um conjunto de visitas a serem realizadas durante o dia de hoje às instituições de ensino superior, visando o levantamento de informações pertinentes para o debate com o ministro da Educação.
A porta-voz, Carla Carvalho, avançou que na Universidade Jean Piaget onde estiveram reunidos com os dirigentes encontraram uma situação “muito difícil” e que não é apenas desta universidade, que tem a ver, primeiramente, com a drástica diminuição de números de estudantes.
“Claramente há também uma falta de políticas e de investimentos do Governo nas instituições de ensino superior privadas. Aqui na Universidade Jean Piaget, a única medida que o Governo tem, tem a ver com a atribuição de bolsas de estudo a um número muito reduzido de estudantes que não cobre as necessidades”, frisou.
Os deputados do PAICV prometeram discutir essas questões na plenária, confrontar o ministro pedindo medidas urgentes para pôr cobro a essas situações que já vinham denunciando há algum tempo, até porque consideram que coloca em causa a sustentabilidade do ensino superior e a própria contribuição que o ensino superior deve dar para o desenvolvimento do país.
Sobre a ideia da criação de universidades noutras ilhas, a deputada afirmou que essa é estratégia de “pipocar” estruturas, edifícios, porque, argumentou, quando se implementa o ensino superior numa ilha não é apenas a estrutura física, lembrando que existem também laboratórios, equipamentos, professores, e investigadores qualificados.
“Essas situações no fundo acabam por prejudicar os próprios estudantes que vão ser formados nessas instituições e vão acabar por prejudicar as próprias universidades que já têm as estruturas montadas”, acrescentou, defendendo que fica muito mais fácil criar condições para os estudantes se deslocarem aos grandes centros urbanos onde essas estruturas já estão criadas do que criar em cada ilha uma estrutura de ensino superior.
Para a deputada do PAICV, é preciso criar condições técnicas, tecnológicas e condições institucionais e pessoais em termos de professores e de investigadores para que se possa falar de um ensino de qualidade.
ET/ZS
Inforpress/Fim