Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

PAICV apoia candidatura de José Maria Neves à Presidência da República

 Cidade da Praia, 29 Mai (Inforpress) – O PAICV vai apoiar a candidatura de José Maria Neves às eleições presidenciais marcadas para Outubro, disse hoje o porta-voz do Conselho Nacional, argumentando que o mesmo reúne os requisitos para desempenhar o elevado cargo de chefe de Estado.

A decisão do partido saiu do Conselho Nacional realizado este sábado e, segundo o porta-voz da reunião, Julião Varela, o PAICV, reconhecendo o percurso do ex-primeiro-ministro José Maria Neves, enquanto homem de Estado, construtor de consensos, democrata, convicto, movido por um grande amor à terra e entre outros requisitos decidiu apoiar a sua candidatura.

“Tomamos uma importante decisão que é apoiar, de forma inequívoca, a candidatura do doutor José Maria Neves à Presidência da República, que ocorrerá em Outubro próximo. Trata-se de um cidadão que desempenhou elevadas funções a nível do País e que do nosso ponto de vista tem todas as condições para assumir o alto cargo do magistrado da Nação, portanto há um apoio expresso do PAICV”, declarou.

O Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) revelou, está “optimista” relativamente às eleições presidenciais e que os cabo-verdianos saberão escolher a estabilidade e um presidente capaz de assegurar uma governação que tem em conta todos os interesses.

Julião Varela defendeu a necessidade de haver equilíbrio no que se refere à governação do País, lembrando que Cabo Verde já tem experiências nesta matéria, com partidos políticos de cores diferentes no Governo e na presidência a comandar os destinos das ilhas.

 Apelou neste sentido, à mobilização de todo o partido e da sociedade civil nas ilhas e na diáspora à volta da candidatura de José Maria Neves a Presidente da República, em prol das liberdades, democracia, progresso e modernização de Cabo Verde com justiça social e oportunidades partilhadas por todos.

Durante o encontro, informou por outro lado, foi feito ainda o balanço das eleições legislativas 2021, tendo lamentado o facto do PAICV não ter conseguido alcançar os objectivos que era vencer as eleições, mas que o balanço é positivo, tendo em conta que melhorou em termos dos números de deputados e aumentou o número de votos.

Cabo Verde realiza eleições presidenciais em 17 de Outubro de 2021, às quais já não concorre Jorge Carlos Fonseca, que cumpre o segundo mandato como Presidente da República.

Pela frente, na corrida eleitoral, terá outro ex-primeiro-ministro, Carlos Veiga (1991 a 2000), e ex-presidente do Movimento para a Democracia (MpD, no poder), que já apresentou a candidatura presidencial.

CM/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos