PAENCE/CV apresenta na Praia ateliê nacional sobre economia verde em Cabo Verde e criação de empregos

 

Cidade da Praia, 27 Abr (Inforpress) – O Programa de Apoio à Estratégia Nacional de Criação de Emprego em Cabo Verde, realiza, sexta-feira, na Cidade da Praia um ateliê nacional sobre “A Economia Verde em Cabo Verde e o seu Potencial de Criação de Empregos”.

À Inforpress, Dina Estela Andrade, a mentora deste evento afirmou que este ateliê serve para apresentar e discutir um mapeamento que foi feito e aperfeiçoar todas as iniciativas da economia verde, que foram executadas em Cabo Verde.

“Vamos falar de alguns temas importantes, nomeadamente a importância da economia verde para a criação de empregos, e a economia verde e o empoderamento das mulheres”, apontou.

Para além destas questões, Dina Andrade avançou que vão apresentar algumas iniciativas a nível do país em termos de economia verde, uma vez que, já existem instituições no país que já utilizam aspectos de economia verde.

“Temos como exemplo o Hotel Odju D’Agu na ilha do Sal que utiliza painéis solares para produção de energias, também aproveita a água e recicla o lixo”, indicou, dizendo que é um “modelo interessante” para as pessoas que vão participar no ateliê nacional.

Para esta representante, o objectivo principal deste ateliê é validar o relatório que vai ser apresentado no dia 28, o mapeamento das diferentes intervenções da economia verde em Cabo Verde, e enriquecer os aspectos relacionados com o potencial de criação de empregos.

O evento será executado pelo Programa de Apoio à Estratégia Nacional de Criação de Emprego em Cabo Verde (PAENCE/CV), em parceria com a Organização Internacional de Trabalho (OIT) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), com financiamento da Cooperação Luxemburguesa.

Segundo uma nota enviada à Inforpress, este ateliê está enquadrado no programa do Governo para a IX legislatura, além de várias iniciavas alinhadas com a criação de uma economia verde.

Ainda, revela a mesma fonte, pretende-se no ateliê nacional, divulgar o mapeamento realizado com vista a um melhor conhecimento da economia verde em Cabo Verde, a identificação de oportunidades e prioridades, proposta de medidas estratégicas para a sua promoção, mas também a avaliação do seu potencial de criação de empregos em diversos sectores económicos.

AF/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos