Padre Ima exorta como preparar os jovens para um crescimento sólido na sociedade

Cidade da Praia, 17 Nov (Inforpress) –  O vigário paroquial da paróquia do Sagrado Coração de Jesus, António Ferreira (padre Ima), exortou hoje os agentes pastorais dessa paróquia sobre como preparar uma pessoa, da infância à vida adulta, para ter um crescimento sólido na sociedade.

Este foi um dos temas da conversa aberta que a paróquia do Sagrado Coração de Jesus, cuja igreja matriz fica situada em Vila Nova, realizou hoje na comunidade de Safende, em articulação com o Movimento Jovens pela Paz.

Segundo o padre Ima, esta conversa aberta teve dois momentos, nomeadamente, a apresentação do livro “Cristo Vive”, do Papa Francisco, e no segundo momento capacitar os agentes pastorais, que são pessoas responsáveis da comunidade, a ajudar os moradores a prepararem os jovens para a sociedade.

Segundo o sacerdote, existem várias perturbações sociais, onde os adultos em vez de estarem a “apontar o dedo e a acusar” deviam reforçar a formação dos jovens em todas as fases da vida.

Por sua vez a representante do Movimento Jovens pela Paz, Silvana Semedo, disse que actualmente as pessoas estão a viver muito distantes da “espiritualidade”, acrescentando ainda que os jovens estão preocupados, na maior parte das vezes, só com o “prazer e satisfação”.

“Com esta conversa aprendi várias técnicas e lições que me ajudarão a diminuir a criminalidade no meu bairro, por exemplo, fazendo sessões semanais onde podemos falar um pouco sobre Deus e a Bíblia, mostrando-lhes que a vida não tem só o lado do prazer, mas também da espiritualidade”, explicou.

Silvana Semedo assegurou que o Movimento Jovens pela Paz tem um projecto, denominado “escola da paz”, onde o movimento tenta reunir sempre os jovens através de algumas actividades passando-lhes mensagens positivas para poderem ser “homens e mulheres na sociedade”

O Movimento Jovens pela Paz é um movimento mundial de jovens, que nasceu no seio da comunidade de Sant´Egídio, uma organização católica fundada em 1968 no bairro de Trastevere, em Roma, Itália, dedicada à caridade, evangelização e promoção da paz.

Na Praia, são jovens que frequentaram a escola da paz, e/ou são amigos, que, estando em idade jovem, sentiram também o dever de colaborar na promoção da cultura de vida e de paz.

DM/HF

Inforpress/fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos