Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Óscar Santos compromete-se a dar combate aos impactos nefastos do álcool no município da Praia (c/áudio)

Cidade da Praia, 01 Jul (Inforpress) – O presidente da Câmara Municipal da Praia, Óscar Santos, comprometeu-se hoje a tudo fazer para que o município da Praia consiga combater todos os impactos nefastos que o álcool tem sobre a economia e o bem-estar dos praienses.

Óscar Santos deu esta garantia no acto de assinatura de um pacto assinado hoje, entre a câmara municipal e a campanha “Menos Álcool, Mais Vida” no âmbito da comemoração do 4º aniversário do programa.

“Várias experiências que ensaiamos e pusemos em prática, nos últimos quatro anos, sobretudo, na limitação do horário de funcionamento de estabelecimentos comerciais, tiveram impacto muito positivo e o indicador foi diminuição de pessoas na urgência do hospital Dr. Agostinho Neto, assim como menos registos de acidentes”, disse.

O edil praiense que considerou que, com maior fiscalização e controlo do uso abusivo de álcool, os resultados formam melhor, afirmou ainda que enquanto autarquia e responsável por alguns festivais tudo fará para conseguir, a curto prazo, dar combate aos impactos nefastos do álcool sobre a economia e o bem-estar os praienses.

Neste âmbito, Óscar Santos, considerou a assinatura do pacto de um valor simbólico “muito forte” apesar de ser o último município do país a rubricá-lo com a campanha “Menos Álcool, Mais Vida”.

O chefe da Casa Civil da Presidência da República, Manuel Faustino, que considerou a assinatura do pacto com o município da Praia de “importante” para o programa, realçou a experiência da autarquia neste sector como decisivo no combate ao uso abusivo do álcool.

“Com a problemática da pandemia que nos coloca alguns desafios, o papel das câmaras municipais é decisivo quanto ao que se refere aos aspectos do álcool, assim como na promoção vida saudável com a proibição do uso abusivo da bebida alcoólica”, acrescentou.

O pacto assinado entre as partes desafia a câmara municipal a promover actividades culturais e sociais, assim como festivais, mas sem álcool; estimular e promover o exercício de actividades desportivas; promover acções de informação e sensibilização relacionadas com as consequências do uso abusivo de bebidas alcoólicas.

A iniciativa incube ainda a autarquia da Praia a reforçar a fiscalização da produção e comercialização de bebidas alcoólicas, em articulação com as autoridades nacionais competentes; reforçar a fiscalização da venda de bebidas alcoólicas nos arredores das escolas e estabelecer horário para os términos dos festivais.

PC/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos