Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Os transportes aéreos estão muito melhores do que há 11 meses – ministro da Economia

Cidade da Praia, 28 Mar (Inforpress) – O ministro da Economia, José Gonçalves admitiu hoje que os transportes aéreos estão “muito melhores” do que há onze meses e que o navio Praia d’Aguada retomará, antes de Abril, as suas viagens pelos mares de Cabo Verde.

O governante fez estas revelações durante a interpelação ao Governo sobre a política de transportes no país, agendada a pedido do grupo parlamentar do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV-oposição).

José Gonçalves, anunciou ainda, que até finais de Maio o catamaran Crioula voltará a fazer ligações inter-ilhas, depois de uma “grande reparação” nos estaleiros navais de São Vicente.

Quanto à viagem de reinauguração do Praia d’Aguada, o ministro disse que vai ser na linha marítima São Vicente e São Nicolau e que ele próprio fará parte da lista dos passageiros.

Relativamente aos transportes aéreos, anunciou que está em curso um “plano de emergência” para a recuperação da companhia aérea de bandeira, a TACV-CABO VERDE AIRLINES e que vem sendo implementado com “bons resultados desde Julho de 2016”.

Garantiu que a actual direcção dos TACV já reduziu o défice operacional em “mais de 40 por cento”, e que comparativamente a 2015, em 2016 a transportadora aérea nacional registou um “crescimento global” do número de passageiros em “quase 25 mil”, o que representa um “aumento de 4 por cento do volume de tráfego de passageiros”.

Os gastos globais no exercício, de acordo com o ministro, registaram uma redução em cerca de 25 por cento, assim como o défice operacional em “mais de 40 por cento”.

Comunicou à plenária que está em curso uma “negociação prolongada” com um parceiro de Cabo Verde para assegurar um Boeing-737, em condições comerciais “muito favoráveis” e que o aparelho poderá integrar a frota dos TACV no “mês de Julho próximo”.

Para José Gonçalves, a anterior gestão da transportadora aérea nacional foi um “verdadeiro desastre”.

O ministro da Economia informou aos deputados que o país já dispõe do sistema de navegação por satélite, o qual vai resolver o problema de navegação aérea nos aeroportos de São Vicente e Boa Vista durante o período de bruma seca.

Os trabalhos da sessão plenária prosseguem esta tarde, com os deputados, sobretudo os da oposição a indagar o ministro de tutela dos transportes em Cabo Verde.

LC/FP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos