Orlando Pantera terá busto de homenagem em São Lourenço dos Órgãos

Cidade da Praia, 27 Out (Inforpress) – O concelho de São Lourenço dos Órgãos, na ilha de Santiago, vai ganhar em breve, um busto em homenagem ao músico, cantor e compositor cabo-verdiano, Orlando Pantera, falecido em Março de 2001.

Através de uma publicação, o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas informou que o busto de homenagem a um dos maiores ícones culturais de Cabo Verde é da autoria do artista plástico, Billy Wilson, e está a ser produzido em São Vicente, onde também será fundido na empresa COSAN.

A mesma fonte lembrou que o ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente, visitou nesta terça-feira, 25, o ateliê onde está a ser produzida a obra para acompanhar o andamento dos trabalhos que iniciaram há cerca de um mês.

“Este busto honra a figura de Orlando Pantera e a terra que o viu nascer” reforçou o governante.

O busto feito em homenagem a Orlando Pantera, pelo Governo de Cabo Verde, através do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, enquadra-se no projecto criado, desde a anterior legislatura (2016), como forma de elevar figuras e personalidades incontornáveis da cultura cabo-verdiana.

Recorde-se que este fim-de-semana será apresentado um espectáculo intitulado “Pantera”, uma homenagem ao mesmo cantor, apresentado pela primeira vez em Cabo Verde nos dias 28 e 29 de Outubro, na Cidade da Praia, e 04 e 05 de Novembro, no Mindelo.

O espectáculo, que une dança, teatro e música, foi produzido no âmbito das iniciativas da Fundação Orlando Pantera para divulgação do legado do artista, presidida pela filha Darlene Barreto, também mentora do projecto.

Orlando Monteiro Barreto, natural de São Lourenço dos Órgãos, ilha de Santiago, mais conhecido por Orlando Pantera, nasceu 01 de Novembro de 1967 e faleceu 01 de Março de 2001, aos 33 anos, vítima de uma pancreatite aguda, quando se preparava para gravar o seu primeiro CD “Lapidu na bô”.

ET/HF

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos