Orlando Dias sugere instalação do Centro de Turismo da CEDEAO em Cabo Verde 

Cidade da Praia,19 Out (Inforpress) – O deputado nacional e vice-presidente do parlamento da CEDEAO defendeu hoje que Cabo Verde pode pedir a instalação do Centro de Turismo da Região da CEDEAO, tal como outros países da sub-região que acolhem agências da comunidade.

Orlando Dias falava em conferência de imprensa de balanço da participação dos deputados de Cabo Verde no parlamento da CEDEAO no fórum “Desafios e perspectivas do comércio livre em África – papel das comunidades económicas regionais” entre os dias 13 e 25 de Setembro, em Abidjan, e na II sessão extraordinária daquele parlamento comunitário.

Segundo Orlando Dias, Cabo Verde precisa de “mais e melhor presença” da CEDEAO para dar “maior visibilidade” à comunidade no país, “reforçar a integração regional” nos domínios económico e social e, desta forma, “tirar melhor proveito” enquanto membro de pleno direito da CEDEAO.

A título de exemplo, o deputado citou o caso concreto do Burkina Faso, que acolhe os Centros da Juventude e Desporto da CEDEAO, da Coordenação dos Recursos Hídricos da CEDEAO e também na Organização Oeste Africana da saúde (OOAS).

“Já temos o Centro de Energias Renováveis, teremos que ter no futuro Centro do Turismo da CEDEAO aqui em Cabo Verde e, vamos ter, seguramente, a representação diplomática da CEDEAO aqui para melhoramos a visibilidade da CEDEAO e reforçar o processo da integração económica e social”, destacou.

No que se refere à missão ao fórum em que participou, Orlando Dias disse que deste encontro saiu recomendações no sentido de reforçar a democracia, a paz e a segurança em África e concretamente na região da CEDEAO, a transparência, a convergência económica entre os estados, a segurança jurídica, também a infra-estruturação da sub-região em vias rodoviárias, de comunicação e a nível dos transportes aéreos e marítimos.

Além de ter participado no fórum parlamentar e da sessão extraordinária de Abidjan, Orlando Dias também chefiou uma missão parlamentar de controlo das instituições e agências da CEDEAO sediadas em Burkina Faso, designadamente a Organização Oeste Africana da Saúde (OOAS), o Centro de Desenvolvimento da Juventude e do Desporto da CEDEAO (CDJD), Centro de Coordenação dos Recursos Hídricos da comunidade(CCRH) e Representação Permanente da Comissão da CEDEAO.

A ocasião proporcionou, igualmente, uma sessão extraordinária em que foi aprovado o orçamento da CEDEAO para o ano de 2019, no montante de 28 milhões de Euros, e ainda visitas às fronteiras da Libéria e a Serra Leoa e entre a Libéria e a Guiné Conacri para constatar quais são as dificuldades que ainda existem no cumprimento do protocolo sobre a livre circulação de pessoas e bens a nível da sub-região.

CD/AA

Inforpress /Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos