Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

“Organizar os primeiros Jogos Africanos de Praia em 2019 representa uma vitória de Cabo Verde” – presidente do COC

 

Cidade da Praia, 15 Mai (Inforpress) –  A presidente do Comité Olímpico Cabo-verdiano (COC) considera que a aprovação da candidatura do arquipélago para organizar os I Jogos Africanos de Praia em 2019, na ilha do Sal, é uma vitória de Cabo Verde.

Cabo Verde havia apresentado a sua candidatura em Janeiro, tendo a mesma sido aprovada na 17ª Sessão Ordinária da Assembleia Geral da ACNOA (Associação dos Comités Olímpicos Nacionais Africanos) realizado sábado, 13, em Djibouti.

Em conferência de imprensa hoje, na Cidade da Praia, Filomena Fortes associa esta vitória do COC e do País a outros êxitos como a escolha do “Plano Estratégico como exemplo para os Comité Olímpicos de todo o mundo” e o acolhimento da assembleia-geral da ACNOA em 2019, reiterando que se trata de um jogo de “todos os cabo-verdianos, dentro e fora do país”.

Segundo explicou, é a primeira actividade multidisciplinar que Cabo Verde vai organizar tendo o ministro do Desporto, Fernando Elísio Freire – que assistiu à assembleia de ACNOA de Djibouti -, prometido que vai fazer de tudo para que esses jogos sejam “os melhores”.

A proposta do COC é que a assembleia-geral seja realizada antes dos jogos em apreço, mais precisamente em Maio, para que as pessoas possam ter uma noção quanto às condições para o acolhimento.

Antes, uma comissão técnica deverá visitar o país para validar as condições no terreno onde vão se realizar as provas.

Entretanto, o COC promete dar a conhecer logo que possível, à imprensa, federações desportivas do país e à sociedade civil, os custos da organização deste evento na conta com o “empenho total” do presidente da ACNOA, Lassana Palenfo, que visitou já a ilha do Sal à frente de uma delegação para constatar “in loco” as condições que Cabo Verde oferece para acolher os I Jogos Africanos de Praia.

Para Filomena Fortes, esses jogos que serão organizados por Cabo Verde, são antes de tudo os jogos da ACNOA e de todos aqueles que estejam interessados no seu sucesso.

SR/FP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos