Organização do projecto “Mulheres e seus Destinos” beneficia ACLCVBG e ACLCC com entrega de donativos

Cidade da Praia, 25 Nov (Inforpress) – A ACLCVBG e ACLCC foram hoje beneficiadas pela organização do projecto “Mulheres e seus Destinos” com a entrega de donativos no valor de 50 mil escudos cada para apoiar as mesmas na realização das suas actividades.

A cerimonia de entrega de donativos à Associação Cabo-verdiana de Luta Contra a Violência Baseada no Género (ACLCVBG) e a Associação Cabo-verdiana de Luta Contra o Cancro (ACLCC) realizou-se hoje na cidade da Praia no âmbito da celebração do 1º aniversário de lançamento da antologia “Mulheres e seus Destinos”.

Em declarações à imprensa, a coordenadora do projecto, Lena Marçal, adiantou que os donativos entregues às associações de cariz social, são referentes a primeiro tranche das vendas do primeiro volume da obra “Mulheres e seus Destinos”, cabendo a cada uma o valor de 50 mil escudos.

Conforme a avançou, o critério utilizado para a selecção da ACLCVBG e ACLCC tem a ver com o trabalho desenvolvido pelas associações junto das mulheres vítimas da violência baseada no género bem como pelo apoio que tem atribuído aos homens e mulheres que lutam contra o cancro em Cabo Verde.

Lena Marçal disse ainda que espera que esse valor simbólico possa fazer a diferença na realização das actividades das mesmas, informando, por outro lado, que das 500 obras  impressas no valor de 500 mil escudos, faltam por vender uma centena, que será também doada às essas duas associações.

Por sua vez, uma das escritoras que participou na compilação dos conteúdos da antologia “Mulheres e seus Destinos”, Yara Santos, destacou a forma como o projecto foi acarinhado, adiantando que pretendem dar continuidade a sua apresentação e promoção.

“Nesta obra tivemos uma participação de 180 mulheres de 15 nacionalidades diferentes, isto significa que numa iniciativa pouco comum conseguimos reunir, dar a conhecer novas mulheres no campo literário e, particularmente, para a cultura cabo-verdiana, contribuindo assim para o enriquecimento e empoderamento feminino”, enalteceu a escritora.

Por seu turno, as presidentes da ACLCVBG, Vicenta Fernandes e da ACLCC, Cornélia Pereira, agradeceram a coordenação da obra pelo gesto, realçando que esta iniciativa irá contribuir na realização das actividades, principalmente na parte de sensibilização e de apoio aos menos favorecidos.

A antologia “Mulheres e seus Destinos” foi lançada a 25 de Novembro de 2019, na Cidade da Praia e pretende, através da escrita, contribuir para a igualdade de participação e reforço do posicionamento da mulher na literatura.

O livro, segundo a organização, é também uma “boa oportunidade” para as mulheres, ainda desconhecidas nas lides da literatura, revelarem o seu talento.

Na publicação do primeiro volume da antologia “Mulheres e seus destinos”, cada autora apresenta uma poesia, prosa ou ilustração sobre a temática da mulher.

TC/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos