Cidade da Praia, 17 Out. (Inforpress) – A organização da “Africa Youth Cup Praia”, torneio internacional de futebol masculino e feminino que se realiza em Abril de 2019 no Estádio Nacional, está a recrutar voluntários para este evento que vai envolver as melhores equipas do mundo.
Maria Luiza, da organização desta prova que se realiza de 19 a 27 de Abril do próximo ano, envolvendo jovens sub-16, avançou à Inforpress que os candidatos a primeiros voluntários deste evento internacional, com idade igual ou superior a 18 anos, deverão inscrever-se directamente no sítio: www.africayouthcup.com. ou pelo email info@africayouthcup.com.
A prova envolve 16 equipas africanas e europeias e já tem confirmada a participação do Sport Lisboa e Benfica, do Kegue F C do Togo neste evento internacional denominado Copa África Jovem, no qual a organização conta ter ainda o concurso de equipas de referência do futebol europeu e africano.
A prova vai ser disputada a nível de sub-16, sendo que a África estará representada pelas equipas da Nigéria, Zâmbia, Costa do Marfim, Senegal, Guiné Bissau e Gâmbia e duas equipas de Cabo Verde, enquanto da Europa se espera a vinda de grandes emblemas mundiais como Mancheter City (Inglaterra), Real Madrid (Espanha), Benfica (Portugal), Mónaco (França) de entre outros.
A Africa Youth Cup tem também como objectivo tornar o futebol juvenil na África mais empolgante e competitivo, está aberta a todas as equipas do mundo, oferecendo tanto conteúdo africano quanto uma mistura de sabores gastronómicos ocidentais, sul-americanos e asiáticos.
Iniciativa para compromisso jovem, esclarece a organização, serve como catalisador para a coesão social, ao mesmo tempo em que mostra a beleza e a cultura da cidade.
Uma das principais atracções do torneio para promover o futebol jovem em África é que o vencedor, se proveniente de África ou a melhor equipa da África e a melhor equipa de Cabo Verde devem gozar de patrocínio total ou parcial em um torneio jovem de futebol na Ásia, Europa ou América do Sul na categoria de alojamento escola.
Iniciativa inédita em Cabo Verde, o projecto já foi apresentado às entidades governamentais e estruturas desportivas, pelo que vai contar com a parceria do Ministério do Desporto, do Comité Olímpico Cabo-verdiano, da Federação Cabo-verdiana de Futebol, da Gestão do Estádio Nacional e da Câmara Municipal da Praia, de entre outras partes.
SR/ZS
Inforpress/Fim