Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Orçamento do Estado 2022: UCID vai propor aumento da dívida pública em vez do IVA (c/áudio)

Mindelo, 18 Nov (Inforpress) – O presidente da União Cabo-Verdiana Independente e Democrática disse hoje que vai propor o aumento da dívida pública em vez do IVA no debate do Orçamento Geral do Estado (OGE) para 2022, prevista para acontecer na próxima semana.

António Monteiro falava hoje à imprensa após reunir-se, em videoconferência, com o Presidente da República, José Maria Neves, que auscultou hoje os partidos com assento parlamentar, sobre a situação económica e social do país e o Orçamento Geral do Estado para o ano económico 2022.

Segundo António Monteiro, a UCID vai defender uma “linha vermelha no Parlamento” que é, especificou, “impedir” o aumento do Imposto sobre Valor Acrescentado (IVA).

Ou seja, explicou, em vez de aumentar o IVA de 15 para 17 por cento (%), o partido vai defender que se pode aumentar ainda um pouco mais a dívida pública para que o País possa ter a capacidade de devolver o poder de compra aos cidadãos cabo-verdianos, tendo em conta o “aumento brutal” dos produtos que se vive nestes últimos dias.

O líder da UCID garantiu que os democratas cristãos vão “criar todas as condições para que o debate, no parlamento, decorra com um nível bastante elevado”.

Assegurou também que “o partido está disponível para permitir a possibilidade de aumentar ainda um pouco mais a dívida pública, que neste momento é de 153,6 % do Produto Interno Bruto (PIB), um valor de aproximadamente 269 milhões de contos.

“É preferível que tenhamos a capacidade de endividamento aumentada para permitir que a economia vá recuperando, paulatinamente e, consequentemente, gerar amanhã recursos necessários para podermos pagar o serviço da dívida, do que neste momento, de aflição, que muitas famílias e empresa estão a viver, aumentarmos ainda mais os impostos”, sustentou António Monteiro.

O presidente da UCID disse também que defendeu, durante a reunião com o PR, que seria importante permitir ao Governo ultrapassar o défice de 3 %, possibilitando que chegue a 5 %, ou um pouco mais, para permitir que o Governo tenha os mecanismos necessários para arrecadar os cerca de 9 milhões de contos para combater o défice que o Orçamento do Estado 2022 irá apresentar.

António Monteiro também disse que chamou a atenção do PR que, tendo em conta o panorama geral, sobretudo na Europa, com o aumento de casos de covid-19 e possíveis restrições que poderão advir, o País precisa de diversificar um pouco mais a sua economia.

“Não obstante à situação difícil que o País está a atravessar, neste momento, seria aconselhável que o Governo fosse competente e capaz de investir mais no sector primário da nossa economia, no que diz respeito à agricultura e à pesca, para podermos debelar um pouco a dependência de Cabo Verde do turismo e permitir que o País possa, independentemente de determinadas situações que vão surgindo, ir aguentando a economia”, frisou.

A mesma fonte disse que também fará uma proposta de aumento do salário mínimo e do rendimento médio dos cabo-verdianos. Isto porque, explicou, “independentemente da situação de pandemia e da crise económica e financeira profunda, o Governo terá os seus mecanismos políticos para poder acomodar um possível aumento”.

“Em função das discussões que tiver no parlamento, desde que não haja aumento do IVA, a UCID estará na disponibilidade de dar o seu apoio ao OE de 2022 e romper com a situação socioeconómica que se vive neste momento do País”, garantiu.

O Orçamento do Estado de Cabo Verde para 2022 é de 73 mil milhões de escudos (662 milhões de euros), representando uma redução de 2% em relação ao actualmente em vigor, e prevê um crescimento até 6%, para fazer a ponte entre a pandemia e a retoma económica, conforme dados apresentados anteriormente pelo vice-primeiro-ministro, Olavo Correia.

CD/JMV
Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos