Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Oposicionista russo Alexei Navalny detido hoje em Moscovo

Moscovo, 26 Dez (Inforpress) – O dirigente da oposição russo Alexei Navalny foi detido hoje na sequência de investigações que decorreram nos locais onde mantém os centros de denúncia anticorrupção.

“Alexei foi interpelado à força e levado. Não ofereceu resistência”, disse a sua porta-voz Kira Iarych, através da rede social Twitter.

Pouco depois foi difundido um registo captado em vídeo que mostrava a porta da sede da organização de Navalny (Fundo de Luta Contra a Corrupção), em Moscovo, a ser serrada pelas autoridades que pretendiam aceder ao interior.

“Eles escolheram a quinta-feira porque Alexei tinha previsto transmitir hoje uma mensagem através de canais ‘online’”, acrescenta a porta-voz.

A polícia ainda não comentou a detenção.

Navalny, detido várias vezes ao longo dos últimos anos, tem denunciado actos de corrupção que envolve a elite da Rússia.

O líder do Fundo de Luta Contra a Corrupção foi considerado “agente estrangeiro” e várias delegações da organização foram alvo de buscas em vários pontos da Rússia no quadro de investigações sobre “branqueamento de capitais”, em Setembro e Outubro.

Nos últimos dias, Navalny tinha-se insurgido nas redes sociais contra a detenção de um dos colaboradores: Rouslan Chaveddinov, 23 anos, que foi enviado para o Árctico onde deve cumprir um ano de serviço militar.

Inforpress/Lusa

Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos