ONUDC destaca importância da parceria com Cabo Verde para o reforço da segurança

Cidade da Praia, 22 Fev (Inforpress) – A representante da ONUDC em Cabo Verde ressaltou hoje, na Cidade da Praia, a importância da parceria com o arquipélago por contribuir para o reforço da segurança a nível nacional e internacional.

Cristina Andrade, que falava no acto da apresentação do projecto “Reforço das capacidades das instituições de justiça criminal de Cabo Verde em combater o crime organizado”, sublinhou ainda, que a parceria com o arquipélago tem permitido a consolidação do estado de direito, da promoção da paz e tolerância.

Neste sentido, afirmou que o projecto visa reforçar a justiça criminal para a proteção dos direitos das pessoas.

“Esta iniciativa surge porque entendemos, que o país, considera a justiça como um sector fundamental para o desenvolvimento sustentável”, disse, realçando que quando se investe em Cabo Verde está-se a permitir um investimento pela segurança a nível nacional e global.

Ainda segundo aquela representante do Escritório Regional das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (ONUDC), apesar de Cabo Verde ter estado a fazer importantes reformas legislativas e reforçando o quadro institucional de prevenção e combate a crimes, é preciso “ir mais além”.

Isso porque, realçou, o tráfico de drogas e crime organizado contribui para a criminalidade interna e perturba a estabilidade do país e dos jovens, sendo as crianças as mais afectadas.

“Nós sabemos que quando existe ilicitude, sobretudo, a droga que fique, alimenta a população com mais vulnerabilidade social e económica. Junto da droga temos uma íntima relação com os crimes financeiros e lavagem de capitais”, indicou, salientando ainda, que o projecto em causa reconhece de forma clara toda essa manobra, pelo que vem cobrir esta vertente.

A representante da ONUDC, focando nestas vertentes, sustentou que o arquipélago possui dispositivos legais, importantes, contra os crimes financeiros e lavagem de capitais.

O projecto “Reforço das capacidades das instituições de justiça criminal de Cabo Verde em combater o crime organizado” é fruto de uma parceria entre Ministério da Justiça, a ONUDC e os Estados Unidos.

Pretende responder o que está descrito como prioridade no Programa Nacional sobre Drogas e Crimes Organizados e no Programa Estratégico de Desenvolvimentos Sustentável do País.

PC/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos