Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

ONU termina processo de desactivação de armas das FARC na Colômbia

 

Bogotá, 23 Set (Inforpress) – A Organização das Nações Unidas (ONU) terminou o processo de desativação do armamento que pertenceu aos guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), na sequência do acordo de paz com o Governo colombiano.

Numa cerimónia que aconteceu na sexta-feira, com a presença do Presidente colombiano, Juan Manuel Santos, e de líderes das FARC, a ONU anunciou que removeu e desactivou 8.994 armas e mais de 38 toneladas de explosivos.

As FARC assinaram em Novembro passado um acordo de paz com o Governo de Juan Manuel Santos, encerrando um conflito que já durava há mais de cinco décadas e fez pelo menos 260 mil mortos, 60.000 desaparecidos e 7,1 milhões de deslocados.

Enquanto os guerrilheiros parecem cumprir o compromisso de paz assumido, há quem levante dúvidas – como escreve a agência Associated Press – se os rebeldes vão confessar a autoria de vários crimes de guerra e recompensar as vítimas, tal como estava estipulado no acordo.

Numa cerimónia separada, na sexta-feira cerca de 50 líderes rebeldes depositaram flores junto à campa onde está sepultado um dos mais importantes estrategas das FARC, conhecido como Mono Jojoy, que morreu em 2010.

As armas serão derretidas para construir três monumentos à paz.

Lusa/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos