Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

ONU-Habitat lança fundo para criação de actividades geradoras de rendimento 

Cidade da Praia, 13 Dez (Inforpress) – A ONU-Habitat em Cabo Verde e a Associação Cabo-verdiana de Autopromoção da Mulher (Morabi) lançam, esta segunda-feira, na Cidade da Praia, Fundos Geridos pela Comunidade para apoiar as famílias na criação de actividades geradoras de rendimento.

Financiado pela União Europeia e implementado pela ONU-Habitat, em parceria com o Governo de Cabo Verde, através do MIOTH, os Fundos Geridos pela Comunidade (Community Managed Funds – CMF) está integrado na estratégia do Programa Participativo para a Melhoria dos Assentamentos Informais (PSUP).

De acordo com um comunicado a que a Inforpress teve acesso, o programa busca a capacitação e integração da população na tomada de decisões e torná-los activos na implementação de projectos de melhoria das condições de vida nos seus bairros através de actividades geradoras de rendimentos.

Em Cabo Verde, está a ser implementada em três comunidades, nomeadamente, Água Funda (Praia), Iraque (Mindelo) e Povoação Velha (Boa Vista), com o apoio da MORABI e visa desenvolver e experimentar uma estratégia que depois poderá ser replicada em outros bairros do país, considerando o microcrédito como um instrumento de inclusão financeira da população de baixa renda.

Os Fundos Geridos pela Comunidade poderão permitir às famílias do meio urbano, sobretudo as mais afectadas pela covid-19, a recuperarem suas rendas ou iniciarem actividades que os permitam ter um rendimento, contribuindo assim para a redução do impacto da pandemia nas comunidades.

No âmbito do projecto foi elaborado um guia prático de implementação que assegura a estandardização dos procedimentos e orienta os gestores e membros comunitários na implementação deste mecanismo.

A cerimónia de lançamento está previsto para as 17:00 na localidade de Água Funda, Jamaica.

AV/HF

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos